Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí promove ações alusivas à Luta Antimanicomial na próxima semana

Itajaí promove ações alusivas à Luta Antimanicomial na próxima semana

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Itajaí estará engajada em ações alusivas ao Dia de Luta Antimanicomial (18 de maio). A partir de segunda-feira (10), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam diversas atividades de conscientização, como caminhada, roda de conversa, sessões de filmes e oficinas. O objetivo é chamar a atenção da comunidade sobre a importância do cuidado e o tratamento em liberdade para pacientes com algum transtorno ou sofrimento mental.

As atividades iniciam na segunda-feira (13), às 9h, com uma caminhada. Profissionais de saúde, usuários, familiares e comunidade sairão do CAPS II, na Rua Silva, em direção ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, no Centro. À tarde, às 14h, pacientes do CAPS II participam de um painel sobre a história dos manicômios e da luta antimanicomial.

Na terça-feira (14), a comunidade poderá participar de suas rodas de conversa no CAPS II. A primeira ocorre às 9h e tem como tema “O que é CAPS”. À tarde, a partir das 14h, o debate será sobre a Rede de Atenção Psicossocial da cidade. Na quarta-feira (15), usuários do CAPS II e do CAPS AD participam da tradicional feijoada em comemoração à luta antimanicomial.

Duas sessões de filmes abertos à comunidade estão previstos para quinta-feira (16), no auditório da Prefeitura de Itajaí. Pela manhã, às 9h, usuários e moradores poderão assistir o filme “Nise, o coração da loucura”. Já às 14h, será apresentado o filme “O solista”. Após as sessões, os participantes irão debater sobre os temas.

As atividades encerram na sexta-feira (17) com oficina de artes e um sarau cultural/show de talentos para os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. As ações serão no CAPS II.

_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

Itajaí Convention comemora 7 anos de atividades em evento especial no cinema do Itajaí Shopping

Ruas do Centro de Navegantes terão fumacê nesta quarta-feira (17)

Itajaí inicia instalação de pontos de estacionamento público para bicicletas e patinetes

Unimed Litoral tem vagas de emprego para Itajaí e região

Dia D da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13) em Navegantes

Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza doação de 30 cadeiras de rodas ao Hospital Marieta

Itajaí oferece aula gratuita de Tai Chi e Qi Gong no Ginásio Gabriel Collares

Procon divulga pesquisa de preço da cesta básica em Navegantes

Intervenção artística TOSKA – Uma estranha passageira vai circular pelos ônibus de Navegantes no fim de semana

C&A inaugura loja no Itajaí Shopping com soluções digitais e novo formato clean e intuitivo