Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí promove ações alusivas à Luta Antimanicomial na próxima semana

Itajaí promove ações alusivas à Luta Antimanicomial na próxima semana

Na próxima semana, a Secretaria de Saúde de Itajaí estará engajada em ações alusivas ao Dia de Luta Antimanicomial (18 de maio). A partir de segunda-feira (10), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) realizam diversas atividades de conscientização, como caminhada, roda de conversa, sessões de filmes e oficinas. O objetivo é chamar a atenção da comunidade sobre a importância do cuidado e o tratamento em liberdade para pacientes com algum transtorno ou sofrimento mental.

As atividades iniciam na segunda-feira (13), às 9h, com uma caminhada. Profissionais de saúde, usuários, familiares e comunidade sairão do CAPS II, na Rua Silva, em direção ao Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, no Centro. À tarde, às 14h, pacientes do CAPS II participam de um painel sobre a história dos manicômios e da luta antimanicomial.

Na terça-feira (14), a comunidade poderá participar de suas rodas de conversa no CAPS II. A primeira ocorre às 9h e tem como tema “O que é CAPS”. À tarde, a partir das 14h, o debate será sobre a Rede de Atenção Psicossocial da cidade. Na quarta-feira (15), usuários do CAPS II e do CAPS AD participam da tradicional feijoada em comemoração à luta antimanicomial.

Duas sessões de filmes abertos à comunidade estão previstos para quinta-feira (16), no auditório da Prefeitura de Itajaí. Pela manhã, às 9h, usuários e moradores poderão assistir o filme “Nise, o coração da loucura”. Já às 14h, será apresentado o filme “O solista”. Após as sessões, os participantes irão debater sobre os temas.

As atividades encerram na sexta-feira (17) com oficina de artes e um sarau cultural/show de talentos para os pacientes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. As ações serão no CAPS II.

_____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde de Itajaí
(47) 3249-5500

Posts Relacionados

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves

Município de Itajaí sanciona o Plano Diretor