Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Itajaí recebe Encontro Nacional de Inclusão Cultural com mais de 10 atividades gratuitas

Itajaí recebe no mês de junho a primeira edição do Encontro Nacional de Inclusão Cultural: Eu Também Tô Nessa! O evento gratuito promoverá exposições, vivências, painéis, mesas redondas e oficinas formativas para discutir, capacitar e apresentar ações de acessibilidade cultural. A iniciativa é 100% inclusivo, tem classificação livre e ocorre de 17 a 22 de junho na Biblioteca Pública Municipal Norberto Cândido Silveira Júnior.

O encontro vai reunir profissionais de diversos locais do país, como artistas com e sem deficiência, políticos, gestores e produtores culturais, pessoas em busca de capacitação em acessibilidade, entidades de apoio a PCDs, professores, alunos da rede pública e interessados em geral. O objetivo é promover a busca de soluções coletivas que apontem caminhos para a construção da inclusão cultural com acessibilidade plena.

“Este evento vai oportunizar a troca de experiências sobre práticas de inclusão cultural exitosas, que estarão em exposição, e também os desafios enfrentados na execução de projetos culturais efetivamente inclusivos. A programação contribuirá para a ampliação de conhecimento sobre acessibilidade, direitos culturais e cidadania, por meio de ações formativas. Haverá espaço de fala para pessoas com deficiência trazerem suas demandas enquanto público e também como artistas que buscam espaço de protagonismo”, destaca a produtora do evento e proponente do projeto, Ana Clara Marques.

Programação 100% inclusiva

Todas as ações do encontro nacional, que iniciam na segunda-feira (17), são 100% inclusivas. Entre as ferramentas disponíveis estão: QR Code para página da web acessível com orientações gerais do evento, programação em braile, audiodescrição em todas as atividades, Libras nos debates e exposições, equipe de monitores treinados, espaço de auto regulação sensorial para autistas e pessoas com TDHA, e material de comunicação e divulgação com design acessível. Além disso, o evento ocorre integralmente na Biblioteca Pública Municipal de Itajaí, que possui acessibilidade física (banheiros, rampas, elevador, espaço para cadeirantes e estacionamento).

Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever neste link. Haverá emissão de certificado para todas as atividades. Mais informações em (47) 99102-6183 (Ana Clara Marques).

O Encontro Nacional de Inclusão Cultural: Eu Também Tô Nessa é um projeto aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Fundação Cultural e do Município de Itajaí.

Confira a programação completa do encontro:

Local: Biblioteca Pública Municipal de Itajaí – Rua Heitor Liberato, nº 1100, bairro São João

Exposições e vivências:
17 a 22/06/24 – das 8h às 19h – Apresentação de ações de acessibilidade e inclusão realizadas por projetos culturais da região

Ações formativas:
19/06/24 – das 9h às 11h – Aula Aberta de Danças Circulares: Inclusão e integração do idoso e cadeirantes
Ministrante: Profª Msc. Fernanda Battagli Kropeniscki – CEPICS Itajaí

20/06/24 – das 9h às 12h – Oficina Audiodescrição e Acessibilidade Cultural – O Protagonismo da Pessoa Com Deficiência Visual no Trabalho da Cultura
Ministrantes: Carla Azevedo Pimentel e José Carlos Rodrigues – Audiodescritores da AD em Cena (Florianópolis/SC)

21 e 22/06/24 – das 8h às 12h – ImpactAÇÃO Acessibilidade Estética
Ministrante: Andreza Nóbrega (Recife/PE) – Doutora em teatro (UDESC), graduada em Artes cênicas (UFPE), especialista em audiodescrição (UFJF)

Painéis e mesa redonda:
19/06/24 – 14h às 17h – Painel 1: Políticas Públicas de Acessibilidade e Inclusão Cultural
Mediadora: Profª Msc. Ana Clara Marques (Produtora Cultural Inclusiva de Acessibilidade para Múltiplas Deficiências)
Painelistas: Aline Zeymer (Coordenadora de Acessibilidade e Cultura da Secretaria Formação Livro e Leitura do Ministério da Cultura), Luciane Carminatti (Deputada Estadual de SC), Marcinha Ferreira (Produtora cultural, escritora, jornalista, assessora de projeto), e Marcelo Werner (Vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Itajaí)

20/06/24 – das 14h às 17h – Mesa Redonda: Acessibilidade e Inclusão Cultural no Vale do Itajaí – Práticas e Desafios
Mediadora: Profª Msc. Ana Clara Marques
Debatedores: Andrea Rosa (Patavinas Culturais); Violeta Alvez (cantora e escritora); Alexsandra Vitorino (Mundo Libras); Carla Azevedo (AD em Cena); e Lallo Bocchino (cineasta)

21/06/24 – das 14h às 17h – Painel 2 – Acessibilidade como Cidadania: Direitos Culturais do Público e dos Artistas com Deficiência
Mediadora: Profª Msc. Ana Clara Marques
Painelistas: Andreza Nóbrega (Doutora em teatro de Recife/PE) e Andrea Werner (Deputada estadual em São Paulo/SP)
Com a participação de entidades de apoio à pessoa com deficiência.

Posts Relacionados

Assalto na Av. Central: funcionários de farmácia foram agredidos e R$ 612 roubados

Surto de sarna leva à suspensão de aulas em mais duas creches de Balneário Camboriú

Paranaense de 23 anos morre afogado em praia de Balneário Camboriú

Kitnet em Camboriú servia de depósito para mais de 100kg de maconha

SINE de Itajaí divulga as vagas de emprego disponíveis

Inscrições abertas para o Casamento Coletivo de Navegantes

Projeto que declara Lula “Persona Non Grata” em Balneário Camboriú não é votado

Audiência Pública irá discutir criação de quatro bairros em Balneário Camboriú

Vereadores de Balneário Camboriú nomeiam membros da CPI do Saneamento

Morador de rua é detido após ameaçar dona de restaurante na Avenida Atlântica