Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí Sailing Team vence 1ª etapa do Catarinense de Vela e 4ª etapa da Copa Veleiros de Oceano

Itajaí Sailing Team vence 1ª etapa do Catarinense de Vela e 4ª etapa da Copa Veleiros de Oceano

O time itajaiense de vela venceu as quatro regatas realizadas neste final de semana, 15 e 6, e briga pelo penta neste campeonato, que encerra em outubro

O Itajaí Sailing Team (IST) venceu neste no final de semana, 15 e 16, as quatro regatas lineares que valem pela primeira etapa do Campeonato Catarinense de Vela e pela quarta etapa da Copa Veleiros de Oceano, nas categorias IRC e ORC. As competições aconteceram nas raias do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha, na praia de Jurerê, em Florianópolis, e o time contou com uma ajuda extra de cinco velejadores da categoria Optimist, que participaram das regatas no sistema de rodizio.

Diferente das demais competições da Copa Veleiros de Oceano, que tem a maioria de suas etapas com regatas de percurso, essa etapa contou apenas com regatas lineares, realizadas no formato barla-sota (entre boias). O manager do IST, Alexandre Antonio dos Santos, vê as disputas do final de semana como uma espécie de clínica de vela para a participação time na 46ª edição da Semana de Vela de Ilhabela, que acontece de 13 a 20 de julho.

“A Semana de Vela de Ilhabela, no Yacht Club Ilhabela (YCI), engloba as tradicionais provas percurso e barla-sota, e essas etapas do Catarinense foram cruciais para fazermos os preparativos finais, testarmos os equipamentos e entrosarmos a tripulação que participa da disputa em Ilhabela, que é uma das mais importantes da América do Sul”, diz Alexandre.

Disputaram esta etapa do Catarinense os velejadores Gastão Furlin, José Irineu Silva, Edmundo Grisard, Alexandre Back, Henrique Grisard, Fernando Ropelatto, Orlando França Júnior e a velejadora mirim Brenda Furlin, tendo o velejador olímpico Marcelo Gusmão Reitz como capitão.

Também participaram das provas os velejadores da categoria Optimist Fernando Prazeres Menezes, 12 anos; Gabriel Bernardes Ignácio, 15; Lívia Valduga Nogueira, 13; Eric Grando Marchini, 13; e Igor Machado, 13. Os velejadores mirins participaram e venceram um concurso realizado pelo IST no ano passado. Eles deveriam ter participado da Regata Porto Belo, em outubro, mas tiveram suas participações adiadas, por questões de segurança.

“Com esta ação, de proporcionar aos jovens velejadores a oportunidade de participar de regatas oceânicas a bordo de um veleiro do porte do nosso – um Soto 40, considerado um dos mais rápidos da classe Oceano – e mostra a que veio. O time de vela foi criado com o objetivo principal de contribuir com a formação de novos velejadores e é isso que vem buscando com iniciativas como esta”, acrescenta Alexandre Santos.

O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da APM Terminals Itajaí, Portonave, Multilog, JBS, Brasfrigo e o apoio da Molim, Clindex e Marina Itajaí. 

 
Fontes para entrevista:

Alexandre Antonio dos Santos – Manager do Itajaí Sailing Team: +1 (352) 777 8174

Assessoria de Comunicação Social:

João Henrique Baggio: (47) 99959 3979 / (47) 3344 8606

Créditos das imagens: IST/Divulgação

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves