Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Itajaí será palco do 3º Cultura Popular – Formação e Partilha

Mais de 30 artistas integram programação gratuita entre os dias 16 a 18 de agosto

O 3º Cultura Popular – Formação e Partilha, festival que destaca a cultura popular brasileira, será realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, em Itajaí. O evento possibilita a criação de espaços para manifestações locais e nacionais, ressaltando sua importância através das vivências oferecidas à comunidade. Mais de 30 artistas fazem parte da programação gratuita, em apresentações, oficinas e shows. As inscrições para as oficinas e feira podem ser feitas pelo e-mail: jardineiraproducoes@gmail.com

Para abrir a programação do 3º Cultura Popular – Formação e Partilha, na sexta-feira, às 20h, haverá show do Bando Chico Estrada, com o tradicional Coco de Roda brasileiro e autoral, no Mercado Público de Itajaí. Em seguida, às 21h30, o show será com o recifense Adiel Luna. O artista é coquista, mestre de baque solto, violeiro, cantador e repentista.

No sábado, às 10h, a Associação Esportiva de Capoeira de Itajaí irá fazer a sua apresentação e chamar o público para o jogo. A atividade acontecerá no calçadão da Rua Hercílio Luz, em frenteà Casa da Cultura Dide Brandão.Já no período vespertino, duas oficinas serão realizadas no Sesc Itajaí.Adiel Luna ministrará, entre 14he 18h, aoficina “COCO – Da Pisada ao Verso” – uma imersãona geografia do ritmo do coco e na cultura nordestina. E das 14h30 e às 16h e das 16h às 17h30, Sueli Leodoro, representante do Quilombo Morro do Boi, produzirá, junto aos participantes, as Abayomis – bonecas de amarração africanas. As duas oficinas são abertas à comunidade.

À noite, no MercadoPúblico, haverá uma apresentação às 19h30 do Baque Mulher Balneário, grupo feminino de Maracatu de baque virado, representando a arte feita por mulheres e sua resistência. E a partir das 20h30, o Grupo Tarrafa Elétrica – forte representante da cultura peixeira e praieira da cidade- encerra a noite de sábado.

Já durante o domingo, a programação continua no  Sesc. Das 10h às 13h, acontece a continuação da oficina “COCO – Da Pisada ao Verso”com Adiel Luna. À tarde, a partir das 13h30, será possível visitar a Feira da Cultura Popular, que receberá artesãos, escritores e artistas visuais da região, expondo e vendendo suas produçõesno hall do teatro do Sesc (3º andar).

Para encerrar o evento, o público poderá apreciar o show João Arruda convida Grupo Sabuká – KaririXocó e Sinhá Rosária (Campinas/SP e Maceió/AL) às 16h. Arruda, músicocomprometido com a valorização e recriação de temas e canções da cultura musical dos povos, realiza neste show com os convidados,uma fusão com uma das mais fortes raízes do Brasil, a música indígena, e ainda, com Sinhá Rosária, cantadora e compositora campinense. Após o show,uma roda de conversa convidará o público para ouvir/falar sobre o trabalho de João, dos indígenas e de Sinhá Rosária.

O 3º Cultura Popular – Formação e Partilha é um evento que objetiva a troca ea partilha de saberesentre artistas e público. Além disso, o festival possibilita o contato com as diversas tradições do Brasil, reafirmando e celebrando nossa cultura como um de nossos bens e como parte de nossa identidade,para não esquecermos quem somos.

Abaixo você pode conferir a programação completa do evento.

EVENTO GRATUITO

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

SEXTA-FEIRA (Noite)

Local: Mercado Público de Itajaí

20h: Show local Bando Chico Estrada – Coco de Roda (Itajaí/SC)

21h30: Show nacional com Adiel Luna(Recife/PE)

 

SÁBADO (Manhã)

Local: Calçadão da Rua Hercílio Luz, em frente à Casa da Cultura Dide Brandão

10h: Apresentação Associação Esportiva de Capoeira de Itajaí (Itajaí/SC)

 

SÁBADO (Tarde)

Local: Sesc

14h às 18h: Oficina “COCO – Da Pisada ao Verso” com Adiel Luna (Recife/PE)

Local: Sesc

14h30 às 16h / 16h00 às 17h30: Oficina “ABAYOMI – Bonecas com amarração africana” com SueliLeodoro (Balneário Camboriú/SC)

SÁBADO(Noite)

Local: Mercado Público de Itajaí

19h30: Baque Mulher Balneário(Balneário Camboriú/SC)

20h30: Show com Tarrafa Elétrica (Itajaí/SC)

DOMINGO (Manhã)

Local: Sesc

10h às 13h: Oficina “COCO – Da Pisada ao Verso” com Adiel Luna (Recife/PE)

 

DOMINGO(Tarde)

Local: Sesc

13h30: Feira da Cultura Popular

16h:Show João Arruda convida Grupo Sabuká – KaririXocó e Sinhá Rosária (Campinas/SP e Maceió/AL)

17h30: Roda de conversa com os artistas e o público

Mais informações: 47 9 9992 1789 (Natália Pereira)

Assessoria de Imprensa: 47 9 9654 9105 (Camila Gonçalves).

Related posts

Santur pretende ampliar participação de SC na rota de cruzeiros nacionais

Academia Sesc: Promoção de inverno estimula a prática de atividades físicas

Workshop gratuito aborda sexualidade feminina e quebra de tabus

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: