Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navenantes

Itajaí terá leitura de hidrômetros a distância

Itajaí terá leitura de hidrômetros a distância

Medidores de água ultrassônicos serão instalados em grandes consumidores

 

O Semasa está investindo em uma nova solução de leitura do consumo de água em Itajaí. Trata-se da telemetria, uma tecnologia de leitura à distância que vai gerar economia, precisão e agilidade. Para a medição dos grandes consumidores, responsáveis por 60% do faturamento da autarquia, serão utilizados hidrômetros ultrassônicos, com vida útil de no mínimo 15 anos e que também medem a vazão instantânea, indicando automaticamente se há suspeita de vazamento.

A licitação dos medidores ultrassônicos está em fase de homologação e prevê um investimento de aproximadamente R$ 680 mil, distribuído entre 688 equipamentos, de sete modelos diferentes, de forma a atender os diferentes perfis comerciais e industriais. Para atender os demais usuários, será realizado um novo pregão presencial, nesta quarta-feira (07/08), para a compra de 5 mil hidrômetros velocimétricos pré-equipados para o sistema de telemetria, ou seja, são aparelhos semelhantes aos que tradicionalmente são utilizados, mas que permitem o acoplamento direto de um rádio transmissor de dados por meio de um sensor indutivo ou magnético, sem a presença de fios aparentes.

O objetivo é aumentar a precisão da leitura, com a obtenção de dados mais regulares, e atenuar problemas relacionados ao desgaste físico imposto pelo método presencial de leitura. Isso porque existem residências que impossibilitam o acesso do leiturista ao hidrômetro e apresentam outras barreiras, como a posição, estado de conservação e elementos em volta do aparelho, que podem gerar erros na coleta do valor medido. Todas estas dificuldades podem ser superadas pela telemetria, que comunica os registros do consumo por ondas de radiofrequência. Além disso, os custos de manutenções e serviços de aferição são drasticamente reduzidos, assim como os casos de necessidade de recálculo de fatura.

A prioridade de distribuição dos aparelhos preparados para telemetria será para novas instalações e na substituição dos equipamentos mais antigos ou danificados. A estratégia de renovação será definida pela autarquia a partir dos dados de cadastro dos consumidores. “Tornar a leitura de água em Itajaí eficiente, por meio de gestão e tecnologia, é uma prioridade à qual temos dedicado muitos recursos e não vamos sossegar até termos um desempenho exemplar”, afirma Osvaldo Gern, diretor geral do Semasa.

Related posts

Abertura dos Jogos da Rede Municipal de Ensino será nesta quarta-feira (17)

Baile de escolha da realeza da 23ª Festa Nacional do Pirão acontece na sexta-feira (24)

Agência dos Correios de Barra Velha atende em novo endereço

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: