Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Itajaí vai fornecer água tratada para Ilhota enfrentar estiagem e salinidade

A diretoria geral do Semasa recebeu pedido para fornecimento de água tratada para Ilhota, a fim de minimizar os efeitos da estiagem. O município está em  situação de emergência, desde 22 de abril, em razão do período de seca, agravado pela ocorrência de marés-cheias que aumentam a salinidade no ponto de captação.

Nesta segunda-feira (1º), o diretor geral, Diego Antônio da Silva; o diretor de Saneamento, Victor Silvestre; o diretor de Relacionamento com o Cliente, Jorge Andrade e o assessor jurídico, Anderson Deola reuniram-se com o vice-prefeito de Ilhota, Joel José Soares, e representantes do SAMAE (autarquia de água) e da Atlantis (terceirizada do serviço de água de Ilhota) para discutir a cooperação entre as cidades. A reunião foi na sede do Semasa. “Estamos pedindo para Itajaí e Gaspar nos auxiliarem com o fornecimento de água tratada para algumas regiões. Nossa situação é muito difícil e a previsão de normalidade no sistema é para setembro. Precisamos de soluções viáveis desde já”, disse a diretora do SAMAE, Mayra Miranda Rossetti.

Segundo o diretor geral, para sanar parte do problema o Semasa vai fornecer de 5 a 6 litros de água tratada por segundo para imóveis mais próximos da divisa. A quantidade foi determinada pelo SAMAE. “Ilhota pagará pelo fornecimento. Esse apoio se faz necessário para a população vizinha e não compromete o abastecimento de Itajaí e Navegantes”, pondera. A capacidade da Estação de Tratamento de Água – ETA São Roque –  é mil litros de água tratada por segundo.

A cidade tem ainda o reforço da ETA Arapongas e ETA Limoeiro. Em Itajaí, a estiagem não causa problemas de salinidade por causa da barragem de contenção da cunha salina, instalada no canal retificado do Rio Itajaí-Mirim, em 2007. Em Ilhota, a captação é feita no Rio Itajaí-Açu e, segundo o SAMAE, não é possível construir barragem no canal navegável.

Na tarde desta segunda-feira, equipes técnicas dos dois municípios irão avaliar a localização da rede de água. “A tubulação está instalada até o Espinheirinhos, onde será possível interligar com a rede vizinha. A adaptação do sistema é muito simples e não será necessário investimento por parte do Semasa”, diz o engenheiro civil da autarquia, Thiago Henrique Thomas.

Posts Relacionados

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves

Município de Itajaí sanciona o Plano Diretor