Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento zEntretenimentos Brasil / Mundo

Ivan Lins, é a atração responsável para encerrar o 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Ivan Lins, é a atração responsável para encerrar o 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

O 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado entra no seu último final de semana com grande programação gastronômica e cultural. O evento, já superou as marcas de público e vendas da sua última edição e promete uma imersão enraizada na gastronomia e nos vinhos argentinos. O evento segue até domingo, dia 15 de outubro, das 11h30 às 22 horas, em três pontos centrais da cidade: Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti. O show de encerramento será com o músico e compositor, Ivan Lins, na Rua Coberta, domingo, 18h, com entrada gratuita.

A enogastronomia de Brasil e Argentina se encontra no Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, com preços acessíveis para degustação dos mais nobres vinhos argentinos e brasileiros, o evento movimenta ainda mais o enoturismo no sul do país nos próximos dias. O público do festival poderá degustar os vinhos em experiências distintas dentro da programação – algumas delas oferecem rótulos de importadoras brasileiras dos vinhos argentinos, como a Bodega e La Charbonnade, além das nacionais Dunamis, Boscato.

 

Degustações técnicas e palestras com enólogos dos dois países também integram o evento. Será a primeira vez que o Brasil reunirá os principais enólogos de Mendoza em um único evento: Matías Michelini, Juan Pablo Michelini e Alejandro Vigil. Estão previstas também as participações dos principais enólogos nacionais em uma mesa redonda para tratar das similaridades entre vinhos argentinos e brasileiros criando uma identidade latino-americana entre as marcas.

 

 

Os irmãos Michelini, enólogos a frente de uma das mais conceituadas vinícolas de Mendoza. Matías e Juan Michelini comandam renomadas bodegas Argentinas. Com apenas três anos de história, um dos rótulos da Zorzal – bodega da família Michelini – já conquistou o prêmio de Melhor Malbec pelo Argentina Wines Awards 2010, o concurso mais importante para os vinhos argentinos. Os irmãos também são responsáveis pelas marcas Passionate Wines e Superuco, igualmente premiadas dentro e fora da Argentina. Os vinhos da vinícola, são comercializados pelo canadense Grupo Belen, e expressam o terroir argentino da melhor forma possível.

 

Já Alejandro Vigil, enólogo chefe da Catena Zapata, uma das principais vinícolas de Mendoza, é um dos nomes que define a produção atual de vinhos na Argentina. Sua maneira descomplicada de ver a viticultura, em contraste com a complexidade do que produz, faz de Vigil um ídolo para os apaixonados pela bebida. Para dar um exemplo sobre sua importância, em maio deste ano, o conceituado crítico norte-americano James Suckling deu nota máxima – 100 pontos, o que significa um vinho perfeito – para um Malbec produzido por Vigil: o Catena Zapata Fortuna Terrae 2012. Vigil criou, em 2015, junto de Adrianna Catena (filha de Nicolás Catena, dono do império Catena), a bodega Casa El Enemigo – onde produz vinhos de alta gama e recebe os visitantes para degustações e almoços com opções de harmonização.

 

Degustação – Cozinha Experimental

12/10 Quinta-feira

18h00 – 19h00    Degustação de vinhos da vinícola Zorzal (Juan Pablo Michelini)

13/10 Sexta-feira

16h30 – 17h30     Degustação de vinhos da vinícola Superuco (Matías Michelini)

Na programação, a final do Concurso Melhor Chef – uma promoção do Senac, premiando o melhor chef do evento – entre os jurados o casal Masterchef Taise Spolti e Valter Herzmann.

A tradicional Corrida de Garçons também complementa a programação, dia 14, às 16h. As inscrições podem ser feitas direto na ABRASEL e na Expogramado.

FESTINS HARMONIZAM VINHOS ÀS RECEITAS BRASILEIRAS E ARGENTINAS

 

Estão marcados para 13 e 14 de outubro os dois últimos jantares com os chefs mendoncinos convidados –  os Festins são harmonizados com as respectivas bodegas argentinas de cada chef –  Zuccardi e El Enemigo – bodega premiada como melhor restaurante dentro de vinícola em Mendoza.  Os jantares custam R$250,00 por pessoa – o jantar acompanha vinhos de cada vinícola convidada. Reservas e informações: R. Madre Verônica 30, R. Coberta – 3286.0930 / 99972.7033

 

13/10

Bouquet Garni

Chef Matías Aldasoro (Bodega Zuccardi)

 

Chef Matías Aldasoro – Bodega Zuccardi (Piedra Infinita)

Matías Aldasoro é um jovem diretor gastronômico nascido na cidade de La Plata. Desde 2008, atua como Chefe Executivo do Restaurante da Casa de Visitantes Zuccardi, na cidade de Maipú, na província de Mendoza. Entre 2003 e 2007, desenvolveu a sua carreira profissional na Espanha, mais precisamente em Palma de Mallorca, trabalhando na cozinha de vários estabelecimentos, como o Hotel Grupotel Acapulco Playa; o Restaurante “Foravila” do Hotel Arabella Sheraton Resort & Spa; o Restaurante “Plat D’or” do Hotel Arabella Sheraton Golf Hotel Son Vida e o Restaurante “Son Muntaner Golf” do Arabella Golf & Spa Resort. No último, ele se destacou como Chefe Executivo. Durante a sua estadia na Espanha, ele alcançou o segundo lugar no “Concurso Cocinero Del Año”, endossado por Martín Berasategui.

 

14/10

Nonno Mio

Chef Santiago Maestre (Casa El Enemigo)

 

Chef Santiago Maestre – Casa El Enemigo

Santiago Maestre tem 33 anos, estudou no Instituto Argentinas Malvinas. Sua primeira passagem como chefe de cozinha foi na Casa El Enemigo – o empreendimento gastronômico do enólogo Alejandro Vigil, de Mendoza. Sua origem na cozinha veio quando ele era criança e aprendeu a cozinhar com a avó. Juntamente com sua família fundou a empresa de catering gourmet Cuyo e é também o proprietário da casa de eventos Clássico, localizada em Maipú. Em 2010 foi o chef dos presidentes Hugo Chavez e Evo Morales durante a Cúpula do Mercosul, realizada em Mendoza, e em 2012, ganhou a medalha de ouro na competição internacional CocinArte.

 

15/10 – Restaurante Parque Do Gaúcho – País Homenageado 2018 – Uruguay

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

 

O carioca Ivan Lins, conhecido pelas inúmeras gravações de sua obra no mundo todo, é a atração responsável para encerrar o evento, domingo, dia 15 de outubro, 18h, na Praça Major Nicoletti. Ivan, mimetiza a música contemporânea passeando por todos os estilos e teve inúmeros sucessos cantados de norte a sul do Brasil e pela América do Sul, entre eles “Madalena” (lançada pela inesquecível Elis Regina), “Abre Alas”, “Somos Todos Iguais Essa Noite”, “Começar de Novo”, “Lembra de mim”, “Depende de nós” e “Novo Tempo.

 

Os músicos – escolhidos a dedo – para representar a Argentina no Festival são Tatiéli Bueno, a cantora de voz marcante, que presta tributo a “La Negra” e apresenta grandes clássicos do vasto repertório da cantora argentina, como: “Duerme Negrito”, “Volver a los 17”, “Gracias a la vida” e “Solo le pido a Dios”, interpretados por Mercedes durante sua exitosa carreira, dedicada principalmente à música folclórica e latino-americana. Tatiéli se apresenta nos dias 12, 13 e 14.

O músico e violinista Derly Oviedo também é um os artistas argentinos que chega para mostrar toda a sua arte. Participa de diversos projetos de tango e folclore argentino (música e baile) e recentemente lançou o disco instrumental “A San Telmo”, onde homenageia, juntamente com Marcelo Egüez, o maior expoente do violão do tango, Roberto Grela. Oviedo, compõe com Mano Monteiro (bandoneon) a dupla que se apresenta no Festival de Gastronomia, nos dias 14 e 15.

 

SERVIÇO:

9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

De 05 a 15 de outubro

Das 11h30 às 22h

Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado

 

12/10

18h – Lançamento Livro 10 anos da Gastronomia – Praça Major Nicoletti

 

14/10

09h – Final Concurso Melhor Chef – Rua Coberta

16h – Corrida de Garçons

 

15/10

18h – Show de encerramento com Ivan Lins – Rua Coberta

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Circuito gastronômico

Até 15 de outubro

Restaurantes, vinícolas e cervejarias apresentam o melhor de sua gastronomia

Rua Coberta, Praça Major Nicoletti e Rua Pedro Benetti – Centro de Gramado

Das 11h30 às 22h

 

Cozinha Experimental

Rua Coberta

 

13/10 Sexta-feira

09h00 – 12h00      A nova identidade dos vinhos latino americanos (enólogos Argentinos)

13h30 – 14h30     Oficina Orquídea: Resgatando as Verdadeiras Massas Italianas – Receitas Carbonara / Alla Amatriciana. Chef Gabriel Lourenço – Escola de Gastronomia Sal a Gosto.

15h00 – 16h00     Oficina Senac – Pão de queijo recheado

16h30 – 17h30     Degustação de vinhos da vinícola Superuco (Matías Michelini)

18h00 – 19h00     Chef convidado Santiago Maestre – Mendoza

19h30 – 20h30     Boscato Vinhos Finos – Vinho Brasileiro

 

14/10 Sábado

09h00 – 13h00      Final Concurso Melhor Chef

13h30 – 14h30      Oficina Senac – Carreteiro de charque

15h00 – 16h00      Oficina Oxford

16h00 – 16h30      Corrida de Garçons

16h30 – 17h30      Oficina Orquídea: Resgatando as Verdadeiras Massas Italianas – Receitas Caccio e Pepe / Alfredo. Chef Gabriel Lourenço – Escola de Gastronomia Sal a Gosto.

15h00 – 16h00     Oficina Senac – Pão de queijo recheado

18h00 – 19h00      Oficina Boscato Vinhos Finos

19h30 – 20h30      Oficina UCS – O Arroz – herança cultural e gastronômica e sua versatilidade na culinária – Hosana Cimadon

 

15/10 Domingo

13h30 – 14h30    Oficina Senac – Torta macrom

15h00 – 16h00    Oficina Senac – Locro (ensopado argentino)

16h30 – 17h30    Oficina Senac – Pastel de feira

 

Programação Cultural

Diversas apresentações e shows com músicos brasileiros e argentinos.

Das 14h às 21h20

Praça Major Nicoletti e Pedro Benetti

Entrada gratuita

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – CULTURA E ENTRETENIMENTO
DATA HORÁRIO Praça Major Nicoletti Pedro Benetti
 
13/10 – Sexta-feira 14h|15h40 Thiago Benevides Bow Tie
  16h Escola das Artes/ Ballet
  16h30|18h10 Cinnamon Trio Tng Duo
  19h40|21h20 Tatiéle Bueno (ARG) Laerte Hugentobler
 
14/10 – Sábado 14h|15h40 Som do Vento Cinnamon Trio
  16h30|18h10 Derly Oviedo (ARG) Ladeira String Band
  19h40|21h20 Irish Fellas Tatiéle Bueno (ARG)
 
15/10 – Domingo 12h|13h40 Ale Ravanello Derly Oviedo (ARG)
  14h|15h40   Jazz Mix
  16h30|18h10   Tng Duo
  18h30 SHOW IVAN LINS

 

O 9º Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado, realização Gramadotur, co-realização Abrasel e apoio institucional do Consulado Argentino.

 

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu