Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Jovens catarinenses criam projeto para ajudar os idosos a se locomoverem com mais facilidade e segurança no município de Itajaí

Por meio de um mapa de acessibilidade, a iniciativa busca trazer mais segurança para os mais velhos em locais de maior circulação, por exemplo, no transporte público

Apesar de terem seus direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), muitos idosos ainda encontram dificuldades para transitar pelos locais em que vivem. Um exemplo são problemas na estrutura das calçadas. A fim de encontrar soluções em prol da mobilidade dos mais velhos no centro da cidade, estudantes do Colégio Salesiano, do município de Itajaí (SC), elaboraram o projeto Mapa da Acessibilidade do centro da cidade de Itajaí. A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Tudo começou após uma pesquisa sobre as estruturas de acessibilidade para os idosos no centro de Itajaí. Por meio dela, os estudantes constataram que grande parte dos locais de maior circulação eram perigosos e limitavam o acesso das pessoas mais velhas, que podiam sofrer quedas e até serem atropeladas. Impactados com essas informações, os estudantes resolveram buscar formas de tornar o tráfego dos idosos mais seguro.

Com isso em mente, os adolescentes decidiram elaborar um mapa, que pudesse os ajudar a criar áreas de maior acessibilidade, facilitando o acesso a espaços públicos de maior circulação, como, por exemplo, o transporte público. Assim, é possível garantir maior autonomia para os idosos chegarem aos seus destinos. Quando for possível, ao fim da pandemia, os alunos também pretendem ajudar na criação de rotas seguras, que tenham sinalização e indiquem mudanças estratégicas de percurso para a população idosa do município.

Inscrições abertas: Premiação do Desafio 2021
Estão abertas as inscrições para a Premiação do Desafio Criativos da Escola 2021 . Nesta etapa, estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, apoiados pelos seus educadores, podem inscrever seus projetos de transformação que tenham ao menos uma ação realizada. A Premiação vai selecionar até 50 grupos que receberão R$ 2 mil para investir no projeto, além de serem nomeados como Embaixadores (as) Criativos da Escola.

Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Posts Relacionados

Pesquisa Covid-19: 63% dos Municípios vacinam adolescentes sem comorbidades e 60% já aplicam dose de reforço

Diário da Cidade

UPA das Nações oferece atendimento humanizado aos pacientes

Decreto de SC libera shows e eventos com 60% da capacidade a partir de outubro

Balneário Shopping tem ponto de vacinação contra a COVID-19

Camboriú terá mutirão de limpeza no rio

No Dia Mundial da Limpeza, neste sábado (18), Fort Atacadista patrocina mutirão de limpeza em Balneário Camboriú

Fort Atacadista sorteia 22 carros 0km neste sábado (18)

Ri Happy oferece vagas de empregos temporárias em Balneário Camboriú

Camboriú fará parte do roteiro de observação de aves da Costa Verde e Mar

BC amplia para 83+ o reforço da vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira

BC amplia para 15+ a vacinação contra Covid-19 em adolescentes nesta quinta-feira

Professoras da Rede Municipal lançam livro sobre experiências na alfabetização

Atletismo de Balneário Camboriú recebe homenagem por desempenho internacional

Diminuição de casos graves de Covid-19 permite redução de leitos de UTI

Educação de Balneário Camboriú divulga 31° Chamada do Fila Única

Censo Populacional dos Animais termina dia 27 de setembro

Handebol de Balneário Camboriú vence Etapa Sul da Liga Nacional Cadete

Estão proibidos novos empreendimentos que façam sombra na Praia Brava, em Itajaí (SC)

Campanha da FEMAMA convoca população a aumentar possibilidades de tratamento de câncer de mama no SUS

Ansiedade atinge 9,3% da população brasileira e traz prejuízos também para crianças e adolescentes