Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Jovens catarinenses criam projeto para ajudar os idosos a se locomoverem com mais facilidade e segurança no município de Itajaí

Por meio de um mapa de acessibilidade, a iniciativa busca trazer mais segurança para os mais velhos em locais de maior circulação, por exemplo, no transporte público

Apesar de terem seus direitos assegurados pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003), muitos idosos ainda encontram dificuldades para transitar pelos locais em que vivem. Um exemplo são problemas na estrutura das calçadas. A fim de encontrar soluções em prol da mobilidade dos mais velhos no centro da cidade, estudantes do Colégio Salesiano, do município de Itajaí (SC), elaboraram o projeto Mapa da Acessibilidade do centro da cidade de Itajaí. A iniciativa foi premiada na 6ª edição do Desafio Criativos da Escola, organizado pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Tudo começou após uma pesquisa sobre as estruturas de acessibilidade para os idosos no centro de Itajaí. Por meio dela, os estudantes constataram que grande parte dos locais de maior circulação eram perigosos e limitavam o acesso das pessoas mais velhas, que podiam sofrer quedas e até serem atropeladas. Impactados com essas informações, os estudantes resolveram buscar formas de tornar o tráfego dos idosos mais seguro.

Com isso em mente, os adolescentes decidiram elaborar um mapa, que pudesse os ajudar a criar áreas de maior acessibilidade, facilitando o acesso a espaços públicos de maior circulação, como, por exemplo, o transporte público. Assim, é possível garantir maior autonomia para os idosos chegarem aos seus destinos. Quando for possível, ao fim da pandemia, os alunos também pretendem ajudar na criação de rotas seguras, que tenham sinalização e indiquem mudanças estratégicas de percurso para a população idosa do município.

Inscrições abertas: Premiação do Desafio 2021
Estão abertas as inscrições para a Premiação do Desafio Criativos da Escola 2021 . Nesta etapa, estudantes do Ensino Fundamental ou Médio, apoiados pelos seus educadores, podem inscrever seus projetos de transformação que tenham ao menos uma ação realizada. A Premiação vai selecionar até 50 grupos que receberão R$ 2 mil para investir no projeto, além de serem nomeados como Embaixadores (as) Criativos da Escola.

Sobre o Instituto Alana
Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024