Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Jovens promovem ‘Esquenta’ para o 8º Fórum Mundial da Água em sete cidades do Brasil

Jovens promovem ‘Esquenta’ para o 8º Fórum Mundial da Água em sete cidades do Brasil

[themoneytizer id=”16208-1″]

Com o objetivo de facilitar a participação da juventude nas discussões promovidas pelo 8º Fórum Mundial da Água, diversas organizações de liderança jovem se uniram para organizar no próximo sábado, 03 de março, um Esquenta em sete cidades brasileiras, das 14h às 18h.

O Esquenta vai mobilizar jovens nas cidades de São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Montes Claros, São Luís, Campinas e Piracicaba.

Cada cidade vai produzir um documento chamado Carta dos Jovens e gerar um vídeo com depoimentos e o resumo das atividades do dia.

Os resultados serão apresentados no 8º Fórum Mundial da Água e também ajudarão a consolidar uma publicação online sobre como os jovens estão apoiando o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 das Nações Unidas: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

O evento é um movimento independente de vários coletivos e organizações para conectar as juventudes com o universo de gestão das águas, para instigar a reflexão sobre quais devem ser as prioridades e para promover um posicionamento mais forte e unificado dos jovens sobre temas relacionados à água.

As juventudes desejam unir suas vozes para promover uma representação significativa no 8º Fórum Mundial da Água e mostrar seu potencial de liderança; como estão conectadas na criação de estratégias, inovações e soluções que protejam o direito humano à água e ao saneamento.

“A contribuição ativa das juventudes é um desafio, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade. Muitos jovens nunca ouviram falar do Fórum, outros não sabem que existe todo um universo paralelo para a gestão das águas. Muitos não têm condições financeiras de participar e se integrar aos diálogos”, afirma Tatiana Silva, representante para as Américas da Delegação da Juventude do Conselho Mundial da Água.

O evento inclui o Brasil no mapa de uma iniciativa internacional do Conselho Mundial da água que mobiliza jovens em países como México, índia, Peru, Colômbia, Estados Unidos, Taiwan, Japão, Uganda, Camarões e muitos outros.

O Esquenta é promovido pelas seguintes organizações de liderança jovem: Ame o Tucunduba, Engajamundo, Engenheiros Sem Fronteiras (Brasil, Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Joinville/SC, Montes Claros/MG, Rio de Janeiro/RJ), Escoteiros, FA.VELA, JPS – Jovens Profissionais do Saneamento, Sustainable Development Solutions Network – Youth (SDSN-Youth), Water Youth Network, Youth Delegates Program (World Water Council).

O Esquenta acontece sábado, dia 3 de março, das 14h às 18h.

As cidades participantes são:

1 São Paulo (SP) – Local: Faculdade de Saúde Pública da USP. Av Dr Arnaldo, 715. Metrô Clínicas

2 Campinas (SP) – Local: Auditório da Faculdade Devry Metrocamp, Rua Sales de Oliveira, 1661, Vila industrial

3 Piracicaba (SP) – Local: Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP, Departamento de Ciências Florestais – LCF. Avenida Pádua Dias, 11

4 Belém (PA) – Auditório da Capela Nossa Senhora de Lourdes – Av. Gov. José Malcher, entre Av. Generalíssimo e Tv. Dom Romualdo de Seixas

5 São Luís (MA) – Local: Faculdade Pitágoras – Campus Turu | Av. São Luís Rei da França, 32, Turu

6 Belo Horizonte (MG) – Local: Centro de Referência da Juventude – Rua Guaicurus, 50 – Centro

7 Montes Claros (MG) – Local: Avenida Norival Guilherme Vieira, 70 – Ibituruna

Acompanhe todas as atualizações sobre o evento. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do Sympla.

Agenda de atividades

14:00 | Abertura: apresentação geral do Esquenta, os objetivos e os links com o 8º Fórum Mundial da Água e outras iniciativas para gestão das águas

14:15 | Conscientização e Debate: quais são os principais desafios em relação a água e saneamento na sua região?

15:00 | Trabalho em Grupo: os jovens presentes definem o que entendem como prioridades locais e regionais sobre água e saneamento, tendo como referência os grandes temas trabalhados no 8º Fórum Mundial da Água: Governança, Compartilhamento, Capacitação, Clima, Pessoas, Desenvolvimento, Finanças, Ecossistemas e Cidades

16:30 | Construção coletiva da Carta dos Jovens: os grupos apresentam os resultados de suas atividades e trabalham juntos para elaborar um documento que reunirá os principais problemas levantados e possíveis caminhos para soluções.

18:00 | Encerramento

Posts Relacionados

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Estudo Prefeitura do Rio de Janeiro – Impacto econômico do show de Madonna na Praia de Copacabana

Intercambistas compartilham experiências e revelam principais aprendizados

11,4% – Inadimplência atinge o menor nível desde 2022

MuleBule completa 20 anos de história e se consolida como a maior em seu segmento no Sul do Brasil

Mercur lança nova marca no ano do seu centenário

Empreendedorismo com propósito