Jovens são inspirados a conhecer sobre negócios e empreendedorismo

18

Jovens são inspirados a conhecer sobre negócios e empreendedorismo

Para comemorar os resultados e metas alcançadas em 2018, a Junior Achievement realiza, junto com os parceiros do programa, uma reunião de encerramento do ano. Será nesta sexta-feira (09), às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó. Neste ano, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), além do envolvimento de voluntários das empresas mantenedoras, entidades e educadores, foram beneficiados 7.228 jovens no município.

O diretor executivo da Junior Achievement de SC, Evandro Badin, explica que por meio da parceria entre as entidades, escolas e voluntários, são aplicados programas de educação econômico-prática em sala de aula. “Nossa missão é inspirar os jovens a empreender. Queremos despertar o espírito empreendedor com atividades atraentes para que estejam mais conscientes e preparados para o mundo do trabalho”.

Chapecó está entre as três cidades do Estado com o maior número de jovens beneficiados. A diretora de Responsabilidade Social e Ambiental da ACIC, Carla Cazella, realça que a entidade é uma das mantenedoras do projeto em Santa Catarina por acreditar na importância da iniciativa. “É nítida a transformação dos jovens no que se refere ao planejamento e à percepção sobre o futuro. Eles aprendem a empreender para a vida, tanto pessoal como profissional”. Carla destaca que para ser empreendedor é preciso ter capacidade de organização, planejamento, liderança, responsabilidade, iniciativa, persistência, criatividade e saber trabalhar em equipe. “Todas essas características são desenvolvidas e estimuladas durante os programas”.

Foram promovidos durante este ano projetos nas escolas municipais e do Sistema S, por meio de parceria com a Secretaria de Educação, Unochapecó, CIEE, Ultragaz, Senai, Senac, SESC e Programa Novos Caminhos. Os programas realizados foram: Nosso Planeta Nossa Casa (NPNC), Economia Pessoal (EP), As Vantagens de Permanecer na Escola (VPE), Atitude pelo Planeta (APP), Meu Dinheiro Meu Negócio (MDMN), Habilidades para o Sucesso (HPS), Conectado com o Amanhã (CCA), Innovation Camp, Miniempresa (ME), Montando Sua Carreira (MSC), Introdução ao Mundo dos Negócios (IMN) e Vamos Falar de Ética (VFE).

JUNIOR ACHIEVEMENT

A Junior Achievement é uma organização social, de caráter educativo. A entidade tem como missão ensinar e inspirar jovens a empreender, despertando, desde o ensino fundamental, o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a economia, facilitando, assim, seu acesso ao mercado de trabalho.

Está presente em 128 países e irá beneficiar, em 2018, aproximadamente 60 mil alunos de 69 cidades catarinenses. Desde que foi fundada, há 21 anos, a Junior Achievement já atendeu 570 mil jovens em SC.