Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES NOTÍCIAS SANTA CATARINA

“Junho Violeta” alerta para a prevenção do Ceratocone, doença que atinge a visão de adolescentes entre 13 e 18 anos

“Junho Violeta” alerta para a prevenção do Ceratocone, doença que atinge a visão de adolescentes entre 13 e 18 anos

Associação Catarinense de Oftalmologia alerta população sobre problema que atinge até 600 pessoas a cada 100.000 e que não tem cura. Saiba como diagnosticar e tratar esta doença.

Em 2018 foi criada a campanha Junho Violeta, com objetivo de conscientizar e esclarecer à população sobre o Ceratocone, uma doença que afeta a córnea, deixando-a mais fina e menos resistente, conhecida também como distrofia contínua e progressiva e que não tem cura. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a cada 100.000 pessoas no mundo, de 4 a 600 delas desenvolvem a doença. A maior incidência ocorre na adolescência, entre os 13 e 18 anos de idade e, em geral, afeta em 90% dos casos ambos os olhos, tanto em homens como mulheres. Entre os sintomas estão: fotofobia, irritações, ofuscamento, embaçamento e distorções moderadas.

O avanço desta doença – e o desconhecimento por parte da população – preocupa a Associação Catarinense de Oftalmologia, que alerta sobre os sintomas e destaca as formas de tratamento e prevenção. “Na maioria dos casos, as pessoas não percebem que possuem a doença, pois esta aparece disfarçadamente, sendo comumente confundida com miopia ou astigmatismo. Ainda não se sabe a causa da doença, mas acredita-se que seja de origem hereditária e resulte de diferentes condições clínicas”, destaca o dr. João Artur Etz Jr., presidente da entidade. Ele reforça que os filhos de portadores do ceratocone devem ficar mais atentos e que a principal causa da doença é o ato de coçar os olhos.

O sinal mais característico é a perda progressiva da visão, que se torna borrada e distorcida, tanto para longe quanto para perto, o que obriga a aumentar com frequência o grau das lentes. Em caso de suspeita da doença, o diagnóstico é feito por meio do exame oftalmológico e confirmado pela Topografia Corneana Computadorizada (fotoceratoscopia),  que faz um estudo topográfico da superfície da córnea e permite obter informações quantitativas e qualitativas por meio de um gráfico numérico e de cores. “O diagnóstico precoce da doença não impede a evolução dela, porém quanto mais cedo o ceratocone for identificado, melhor será o resultado do tratamento. Por isso, é fundamental que se realize consultas oftalmológicas periodicamente”, ressalta o dr. João Artur Etz Jr.

Como é o tratamento do ceratocone

Apesar de ser uma doença sem cura, há vários tratamentos disponíveis para melhorar a visão do portador da doença, estabilizando o problema e reduzindo as deformidades da córnea. “O tratamento adotado depende da evolução do caso. Na maioria das situações, o problema é solucionado por meio da adoção de óculos, lentes de contato ou cirurgia. Segundo estatísticas, apenas 10% dos casos evoluem para transplante de córnea”, destaca o presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia.

Em casos mais brandos, o tratamento inicialmente é feito com a adoção de óculos. Também é possível utilizar lentes de contato para recuperação visual, pois eles substituem a superfície irregular da córnea por uma regular, melhorando a percepção das imagens. Como reforça o Dr. João Artur, “a indicação do modelo de lente a ser usado é feita pelo oftalmologista, que analisa o desenho mais apropriado para o estágio da doença do paciente. Fique atento, lentes mal adaptadas podem favorecer a progressão do ceratocone e causar perdas de transparência na córnea”.

Cross-Linking, anel intracorneal e transplante de córnea

Há também outras formas de tratar o ceratocone, de acordo com a necessidade do paciente ou o grau de evolução da doença. O Cross-Linking, por exemplo, é um tratamento por meio do qual se expõe a córnea a uma combinação de radiação ultravioleta (UV-A) e vitamina B2, produzindo um aumento nas ligações entre as fibras de colágeno, fortalecendo toda a estrutura da córnea. A função deste tratamento não é reduzir o ceratocone, mas evitar sua progressão.

Para os pacientes que estão no estágio moderado do ceratocone, o tratamento indicado é o implante cirúrgico de anéis intracorneais ultrafinos, que funcionam como um esqueleto que remodela e diminui a curvatura da córnea, tornando sua superfície mais regular. “É uma técnica reversível, e também no pós-operatório os pacientes podem necessitar lentes de contato ou óculos para correção de graus residuais”, explica o presidente da Associação Catarinense de Oftalmologia.

Indicado apenas como último recurso, em pacientes que apresentam ceratocones em estágios avançados, o transplante de córnea consiste na substituição de toda (transplante penetrante) ou de parte (transplante lamelar ou endotelial) da córnea. “Apenas uma minoria dos portadores da doença necessita fazer o transplante, que embora tenha uma recuperação mais lenta se comparado aos outros tratamentos, oferece uma importante melhora no quadro”, ressalta o médico.

Posts Relacionados

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia