Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Justiça Federal acata ação do CRM-SC e impede cirurgião-dentista de Balneário Camboriú

Justiça Federal acata ação do CRM-SC e impede cirurgião-dentista de Balneário Camboriú

A pedido do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM/SC), a 2ª Vara Federal de Florianópolis concedeu nesta quinta-feira (4) liminar impedindo o dentista Marco Antônio Botelho de ministrar curso de modulação hormonal – uma terapia à base de hormônios, sem efeitos comprovados, e que promete retardar o envelhecimento. 

O curso ocorreria neste fim de semana em Balneário Camboriú. O juiz federal Leonardo Cacau Santos La Bradbury acatou o argumento do CRM/SC de que “somente médicos podem indicar e executar prescrição de cuidados médicos e procedimentos invasivos, sejam diagnósticos, terapêuticos ou estéticos, não se aplicando aos dentistas essas prerrogativa”.

Além disso, o CRM/SC lembrou que a Resolução 199/2019 do Conselho Federal de Odontologia proíbe a realização de terapias de modulação hormonal por cirurgiões-dentistas. Em seu despacho, o juiz disse que “… o réu está atuando em área diversa da qualificação que possui, praticando ato privativo de médico em detrimento da saúde pública” e que “…ao anunciar e pretender ministrar curso em Modulação Hormonal Bioidêntica Nano,  área onde não há evidências científicas dos benefícios e dos riscos e malefícios que trazem à saúde, constata-se que se trata de atuação profissional irregular”.

“Não podemos permitir que um indivíduo sem formação médica seja  ‘autorizado’ a diagnosticar e tratar supostas doenças, sem que para tanto detenha legitimidade, conhecimento e capacidade técnica”, disse Mariah Martins, advogada do CRM-SC. 

O presidente do Conselho, Marcelo Linhares, comemorou a decisão judicial e lembrou que combater e fiscalizar o exercício ilegal da profissão são a razão de existir do CRM/SC. “Permitir a divulgação e, sobretudo, a realização de cursos de Modulação Hormonal é colocar a sociedade à mercê de riscos desnecessários. Além disso, trata-se de propaganda enganosa, conforme o Código de Defesa do Consumidor ”, disse.

Posts Relacionados

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros

Mulher é flagrada levando drogas escondidas nas partes íntimas para filho na prisão de Itajaí

Festival do Mar de Bombinhas reúne mais de 90 mil pessoas em cinco dias de festa

Construsul BC começa nesta terça-feira (23) no Expocentro de Balneário Camboriú

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024