Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Justiça nega liminar da Havan que queria autorização pra manter loja aberta.

Justiça nega liminar da Havan que queria autorização pra manter loja aberta.

A loja de departamentos Havan entrou na Justiça com um pedido liminar para que as forças de segurança (como a polícia Militar e Civil) fossem impedidas de “atrapalhar” e evitar a abertura da unidade da rede em Videira. A juíza Mônica Fracari, titular da 2ª Vara Civel da comarca da cidade, indeferiu o pedido.
A empresa alega que vende materiais de construção e chocolates – dois nichos de comercialização permitidos pelo governo do Estado. A venda desses produtos justificaria a atividade comercial da unidade. As polícia Civil e Militar haviam determinado o fechamento da loja em 4 de abril, quando a rede decidiu que abriria todas as lojas.
Apesar da atividade econômica da Havan estar cadastrada como comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, a juíza destaca na decisão que é notório que o estabelecimento trata-se de um loja de departamentos, como o próprio nome empresarial indica.
A juíza, com base em fotos anexadas no processo, verifica que no ramo alimentício a loja vende salgadinhos, doces e chocolates, “produtos não essenciais do ponto de vista existencial e, portanto, não excepcionais pelos decretos estaduais”, escreve.
A decisão também foi tomada porque a loja abriu sem autorização e comercializou itens de vestuários, “o que demonstra que a impetrante busca retomar integralmente sua atividade de varejo, em detrimento de outras empresas que atuam em ramos similares e estão respeitando a determinação para suspensão de suas atividades”, entende a juíza.
A magistrada entende também que autorizar o funcionamento da loja colocaria em risco as medidas de afastamentos determinadas pelo governo, já que poderia servir como precedente para qualquer estabelecimento comercial que, independente do seu ramo principal, passasse a vender ovos de chocolate.
A Havan defendeu que há outras empresas do ramo de hipermercados que estão em plena atividade. Mas, a juíza entende que, além de não ter sido demonstrado quais os produtos comercializados por essas lojas, e nem se realmente estão abertas ao público, a Havan citou dois estabelecimentos que nem estão situados em Santa Catarina, ou seja, não precisam seguir o decreto do governo estadual.
A ação continua em tramitação, com a negativa de liminar, e a empresa poderá se manifestar novamente antes da decisão final da juíza.

 

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)