Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Justiça obriga laboratório a entregar vacinas contra a gripe para clínicas em SC

A justiça do Estado de Santa Catarina determinou, em três ações distintas, que a Abbott Laboratórios entregue imediatamente doses de vacina tetravalente contra a Influenza (gripe) a três clínicas privadas de imunizações. A Clínica Prevenção Vacinas, em Chapecó, é uma delas.

De acordo com informações apuradas, a Clínica Prevenção e mais duas outras grandes clínicas no litoral adquiriram doses da vacina tetravalente contra a Influenza para suas campanhas anuais, mas foram comunicadas pela Abbott que não receberiam as vacinas, em sua grande maioria pagas antecipadamente e negociadas ainda no final de 2019. Este movimento da Abbott impossibilitou a compra da mesma vacina em outros laboratórios em tempo hábil.

Em Chapecó, a juíza de Direito Nádia Inês Schmidt deu prazo de cinco dias, a contar da citação, que a Abbott efetive a entrega das doses para a Prevenção Vacinas, sob pena de multa diária.

A argumentação para as decisões tanto da juíza de Chapecó quanto para o juiz Humberto Goulart da Silveira, de Florianópolis, é de que ao não entregar as vacinas compradas e pagas às clinicas, a Abbott descumpriu contratos por mera possibilidade de majoração de lucros, prejudicando inclusive a sociedade como um todo, uma vez que a parte da população de Chapecó e de Santa Catarina ficará sem a vacina. No caso da clínica de Chapecó, a decisão da magistrada refere-se ainda ao dano de imagem da clínica, uma vez que havia comprometimento imunizar os colaboradores de diversas empresas do município.

Neste momento, devido à pandemia de COVID-19 e a preocupação das pessoas em se protegerem da gripe, as vacinas privadas já não se encontram facilmente e as disponíveis estão superfaturadas, o que será mais um empecilho para imunização das comunidades onde as clínicas atuam.

Há outros processos judiciais semelhantes que estão em trâmite no Brasil, privados e por meio da Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas – ABCVAC. De acordo com as proprietárias da Prevenção Vacinas, a Abbot ainda não cumpriu a decisão judicial proferida.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana