Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Klabin conquista Selo Social 2019 por práticas que fomentam o desenvolvimento sustentável em Itajaí (SC)

Projetos da Companhia por gestão eficiente de água e redução no consumo de energia elétrica se destacaram no município

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, foi reconhecida com Selo Social 2019, que destaca projetos socioambientais comprometidos com o desenvolvimento sustentável de Itajaí (SC). O prêmio concedido pela prefeitura estimula a implementação de ações que estejam alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incentivando as organizações que promovem o desenvolvimento socioeconômico local.

As iniciativas premiadas reforçam o compromisso da Klabin com o meio ambiente e permitiram à Companhia ser reconhecida em cinco dos 17 ODS.

O primeiro prêmio veio com o programa Gestão Sustentável de Água, reforçando que o descarte de efluentes é um dos focos de atenção da gestão ambiental da Klabin, a exemplo dos investimentos feitos nos últimos anos na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da Unidade Itajaí. A Companhia promoveu melhorias no sistema de tratamento biológico e qualidade de efluentes da fábrica, permitindo que parte desses efluentes seja reutilizado para descarga sanitária, jardinagem e limpeza, por exemplo.

O segundo destaque da empresa no Selo Social de 2019 ficou com o projeto de Redução no Consumo de Energia Elétrica. A iniciativa já permitiu que 90% dos pavilhões internos da fábrica deixassem de utilizar lâmpadas com metais perigosos, reduzindo 93.600 kWh de energia por ano na unidade. A meta, este ano, é chegar a 100% de iluminação LED na Unidade.

“A Klabin tem trabalhado fortemente na criação de uma agenda de sustentabilidade. Receber o reconhecimento do município reforça ainda mais nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, que está alinhado com a nossa Política de Sustentabilidade. Estamos passando por momentos difíceis, mas não perdemos o nosso foco. Continuamos trabalhamos com o propósito de sermos uma Companhia amiga da natureza e daqueles que nela habitam”, afirma Pedro Paulo da Luz, gerente Industrial da Unidade Itajaí da Klabin.

Os resultados dos projetos estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), instituídos pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de preservação do meio ambiente e de um desenvolvimento sustentável. Cinco destas categorias foram representadas nos trabalhos da Klabin: Inovação e Infraestrutura, Consumo Responsável, Água Limpa e Saneamento, Vida debaixo d’água e Vida sobre a Terra.

Sobre a Klabin

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais e única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff. Fundada em 1899, possui 19 unidades industriais, sendo 18 no Brasil e uma na Argentina. Somente em Santa Catarina, gera mais de 5.200 empregos (diretos e indiretos).

A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 135 mil hectares, sendo 68 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Programa Crescer Lendo”, “Programa Crescer”, “Protetores Ambientais” e “Programa Matas Legais”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Posts Relacionados

Águas de Penha divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Itajaí Shopping oferece dicas com diferentes tipos de presentes para a Páscoa

Empreendimento de alto padrão é integrado à histórica Praça do Relógio e agrega conceito de boulevard em Itajaí

Chá das Cinco, evento, em Itajaí, inspira mulheres a se cuidarem

Selva Mágica traz universo de obstáculos e aventuras para o Itajaí Shopping

Itajaí abre inscrições para o Programa Bolsa Esportiva 2024

Representante de Itajaí vai disputar o Mundial de Paraciclismo de Pista

Atrações artísticas vão movimentar Navegantes neste sábado (23)

Fundação Cultural de Navegantes lança projeto Canto de Mar no Gravatá

Itajai terá show gratuito em homenagem ao músico Fernando das Neves