Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

La Niña chega ao fim, mas pode voltar na primavera

A Agência de Meteorologia e Oceanografia Norte Americana (NOAA) divulgou um relatório nesta quinta-feira, 13 de maio e indicou que o fenômeno La Niña no oceano Pacífico terminou e que estamos sob neutralidade climática.

A tendência é de manutenção da neutralidade durante o inverno brasileiro e chance de retorno de um La Niña fraco no fim do ano. E a palavra “chance” é usada aqui porque a previsão de longo prazo feita em estações de transição, como o outono, tem maior incerteza.

Importante sempre ressaltar que neutralidade não significa chuva e temperatura dentro da média. Existem outras variáveis além da temperatura do oceano Pacífico que impactam o Clima . Por isso mesmo, a atualização da previsão trimestral da simulação canadense CanSIPS indica o período entre maio e julho com chuva abaixo da média nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

No Norte, há previsão de chuva acima da média, enquanto o Nordeste tem previsão de uma precipitação próxima do normal na maior parte da Região.

Para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apesar da previsão de chuva abaixo da média, não teremos uma seca tão persistente como foi a observada no ano passado. Em 2020, sob La Niña, a chuva não apareceu com tanta frequência, mas neste ano, sem o fenômeno, não será estranho o aparecimento de alguns períodos mais úmidos, embora na soma de três meses, o acumulado de chuva não seja suficiente para alcançar a média histórica.

A própria simulação europeia ECMWF indica chuva mais intensa sobre a Região Sul e Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul entre 25 e 31 de maio, por exemplo.
Para temperatura, a simulação CanSIPS indica desvio acima do normal especialmente no norte do Paraná, interior de São Paulo e de Minas Gerais e na Região Centro-Oeste.

Já na costa do Sudeste, entre Rio De Janeiro , Espírito Santo e Minas Gerais, observamos desvios entre a média e um pouco abaixo da média. Isso indica um padrão de deslocamento das ondas de frio, que passarão pela maior parte da Região Sul, mas desviarão para a costa do Sudeste, mantendo o interior do país com temperaturas mais elevadas que o normal.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para segmentos estratégicos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, investiu na instalação do LABS Climatempo, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), que atua na pesquisa e desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Em 2019, a Climatempo passou a fazer parte do grupo norueguês StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão, e dois anos depois, em 2021, uniu-se à Somar Meteorologia, formando a maior companhia do setor na América do Sul. A fusão das duas empresas impulsiona a Climatempo a ser protagonista global de fornecimento de dados e soluções para os setores produtivos do Brasil e demais países da América Latina, com capacidade de oferecer informações precisas de forma mais ágil e robusta.

O Grupo Climatempo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Posts Relacionados

Balneário Camboriú registrou 60 novos casos de Covid-19 neste final de semana

SIME de Balneário Camboriú divulga 109 vagas de emprego disponíveis

Reunião pública com Arteris Litoral Sul acontece no dia 24 de junho

Prova de vida pode ser feita sem sair de casa

Campanha do Agasalho segue com 28 pontos de coleta em Camboriú

The Legends encerra circuito 2020 e define campeões!

Balneário Camboriú e Tijucas estão entre as 10 cidades com mais atendimentos da sala do empreendedor no país

Vacinação contra Covid-19 em pessoas com 55+ neste sábado

Aves silvestres mantidas em cativeiro são apreendidas em Balneário Camboriú

Pesquisa Covid-19: mais da metade dos Municípios deram início à vacinação por faixa etária

Semasa vai reforçar fiscalização das ligações de esgoto

Na Semana do Meio Ambiente, projeto Limpeza dos Mares volta à ativa com o patrocínio do Fort Atacadista

Dia Mundial de Tricotar em Público é celebrado com ação digital e incentivo à solidariedade

Atletismo de Balneário Camboriú disputa Troféu Brasil

Balneário Camboriú registrou 80 novos casos de Covid-19 nesta quarta

Grac avalia decretar situação de emergência em Camboriú

SC Mais Renda: saiba se você tem direito e como fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial

Defesa Civil de SC alerta para risco de temporais nesta quinta-feira (10)

Vacinação em SC: Estado vai distribuir mais de 230 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta

Saiba como está a situação do trânsito em Camboriú