Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Laboratório de Análise de Água e Efluentes do IGP inicia atividades para fortalecer combate a crimes de poluição

Foto: Divulgação / IGP

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP) iniciou, nesta semana, as atividades do Laboratório de Análise de Água e Efluentes, incorporado ao Instituto de Criminalística (IC). O diretor do IC, Tiago Petry, ressalta que o projeto já estava há alguns anos em construção e agora parte para as ações da atividade-fim.

As análises feitas pelo laboratório permitirão constatar se um efluente está ou não em conformidade com os parâmetros estabelecidos na legislação, bem como se está provocando poluição.

“As análises do laboratório são indispensáveis para verificar os níveis de contaminantes, para que a perícia possa materializar o crime de poluição”, explica o perito criminal João Pedro Pinheiro, que está à frente do laboratório.

Ele ressalta que neste primeiro momento o laboratório irá trabalhar com as seguintes variáveis: oxigênio dissolvido, pH, temperatura, demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, sólidos totais, sólidos sedimentáveis e turbidez.

“Essas análises nos permitirão caracterizar fontes de contaminação de origem orgânica, principalmente esgotos sanitários”, detalha.

Benefícios

“De forma mais direta, os principais beneficiados serão delegados, promotores e juízes, que contarão com laudos mais robustos para instruir os procedimentos e tomar suas decisões. Mas, de forma geral, toda a sociedade se beneficia, pois os crimes de poluição atingem o meio ambiente, que é considerado um bem de uso comum. Portanto, direta ou indiretamente, toda a sociedade é prejudicada por este tipo de crime”, diz o perito.

O laboratório atenderá a demanda do IGP de todo o estado, já que os peritos ambientais de cada núcleo farão as coletas e encaminharão as amostras para o laboratório. Para os próximos meses, há um planejamento para ampliar os tipos de análises realizadas.

Sonho

O perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano, afirma que o funcionamento do laboratório é um sonho de muitos anos. “Mas graças ao empenho e à dedicação do nosso corpo técnico está se tornando realidade. Parabéns aos nossos servidores por mais essa ferramenta, e quem ganha é a sociedade catarinense”, finaliza.

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)