Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Lançado Roteiro turístico Caminhos da Fronteira

Lançado Roteiro turístico Caminhos da Fronteira

O Roteiro Turístico Caminhos da Fronteira foi lançado oficialmente nesta quinta-feira (14), no Clube Comercial, de São Miguel do Oeste. Durante o evento, empreendedores do setor turístico demonstraram por meio da feira do turismo os atrativos e efetivos potenciais desenvolvidos para receberem visitantes. Participaram aproximadamente 250 pessoas entre lideranças regionais, empresários e comunidade.

A iniciativa, desenvolvida pela Associação dos Municípios do Extremo-Oeste (Ameosc) e pelo Sebrae/SC, contempla diversas atrações turísticas de 17 municípios da região. O secretário executivo da Ameosc, Airton Fontana, realça que o roteiro conta com uma sugestão de visitas em vários locais com horários, rotas para deslocamentos e atrações para dois dias. “Muitos desses pontos já recebem visitantes, mas de forma isolada, sem uma articulação entre os municípios”.

O coordenador regional extremo-oeste do Sebrae/SC, Udo Trennepohl, lembra que o projeto começou a ser planejado em 2015.  “Estamos lançando este Roteiro após um longo trabalho de organização, capacitação, investimento e muita determinação. É uma iniciativa que promoverá ainda mais o potencial turístico e movimentará a economia regional”, salienta, ao comentar que já existem roteiros estruturados como a Rota dos Cânions, em Anchieta e a Rota do Campo, em Iraceminha.

Para o presidente da Associação de Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina, Cláudio Junior Weschenfelder, o roteiro vem sintetizar um trabalho importante realizado nos últimos anos e que deve ser um divisor de águas no turismo regional. “Assim como vários protagonistas, o turismo se viabiliza com uma estratégia regionalizada, uma vez que temos atrações diversas como a gastronomia, a cultura, as belezas naturais, em vários municípios. Tudo foi construído regionalmente para possibilitar um roteiro que vise a qualidade de vida”, comenta.

O objetivo do projeto é valorizar a cultura, a história e desenvolver economicamente os municípios. “Os efeitos econômicos que o turismo traz aos municípios são muito significativos, já que o turismo impacta em 52 setores da economia. Com a iniciativa, será possível fortalecer o segmento e promover o desenvolvimento do turismo na região, aproveitando o potencial de cada município”, explica o consultor do Sebrae/SC, Roni Rodrigues de Brito.

ATRATIVOS

No município reconhecido como o berço da Oktoberfest que acontece há quase quatro décadas, algumas iniciativas inovadoras foram implementadas por meio do projeto da Rota. Segundo a secretária do desenvolvimento econômico e turismo de Itapiranga e presidente do colegiado de turismo da Ameosc, Carlise Welter Werlang, a iniciativa possibilitou criar o Dia D Deutschland no município. “Dessa forma, no primeiro sábado de cada mês, as padarias farão cucas alemãs, os restaurantes servirão comidas típicas e o comércio venderá roupas e acessórios alemães. Também haverá apresentações artísticas, café colonial, passeio de barco no Rio Uruguai, entre outros atrativos”.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH