Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Lançamento literário em homenagem ao mês da Consciência Negra

O pesquisador, historiador e escritor Fábio Garcia (foto), da editora Cruz & Souza, lançou a sua mais nova obra, “Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro do Sul do Brasil – volumes I e II”, na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis, na última semana. O evento foi idealizado pela Diretora de Igualdade Racial da ACI, a jornalista Amanda Santos, como uma homenagem ao Mês da Consciência Negra.
Mais um dos negros que teve a sua história – e grandes contribuições para o jornalismo catarinense – ofuscada, Ildefonso Juvenal da Silva foi nada menos que o primeiro negro a se formar em uma instituição de Ensino Superior em SC, em 1924. Escritor, orador, militar e farmacêutico, publicou obras literárias nos gêneros contos, poesias e teatro, além de dezenas de artigos e crônicas em diversas revistas e jornais (entre eles, o extinto O Estado).
O autor da obra recém lançada, que compila dezenas de artigos publicados por Ildefonso Juvenal da Silva, é bacharel e licenciado em História pela UFSC, sendo reconhecido como uma importante voz do movimento negro. No site da editora Cruz & Souza é possível adquirir os volumes lançados por Fábio Garcia.
Para o diretor de eventos da ACI, o jornalista Davi Paes e Lima, “abrir a Casa do Jornalista para eventos que resgatam a história de grandes nomes da imprensa de Santa Catarina é motivo de orgulho para todos nós que estamos à frente da entidade. Precisamos que essas histórias apagadas ao longo do tempo sejam conhecidas por jornalistas e estudantes de Jornalismo”.

Posts Relacionados

BEST OF BLUES AND ROCK CHEGA A CURITIBA

4º TBT Day Festival: prova de mountain bike agita Tijucas

Musa da Gaviões posa durante férias no Chile e revela convite para o carnaval carioca

Arraial do Passeio San Miguel acontece nesta semana com muito forró e comidas típicas

Catarinense integra equipe de “13 Sentimentos”, filme que está em cartaz em SC

Arraiá de Delícias 2024 traz sabores típicos das festas juninas no Itajaí Shopping

Arraiá gratuito com boi de mamão e forró agita o Rio Tavares, em Florianópolis

Jorge Vercillo em Curitiba: Sábado (22.06) turnê de 30 anos de carreira no Guairão

Verde & Azul Urbanismo marca presença na FECON 2024

Como lidar com a transformação de sentimentos da adolescência