Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC Notícias

Operação da PF contra lavagem de dinheiro cumpre mandados em Itapema e Balneário Camboriú

Operação contra lavagem de dinheiro cumpre mandados em três cidades de SC

Polícia Federal faz nesta terça-feira a operação Hammer-on para o combate a uma organização criminosa internacional especializada em lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Os 300 policiais estão em cinco Estados: Paraná (foco da ação), Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo. As empresas controladas pelo grupo, segundo a PF, movimentaram mais de R$ 5,7 bilhões entre 2010 e 2016.

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva, 17 de prisão temporária, 53 de condução coercitiva e 82 de busca e apreensão. Em SC, o trabalho ocorre em Itapema, Balneário Camboriú e São Miguel do Oeste. Os investigados vão responder por organização criminosas lavagem de dinheiro, evasão de divisas, gestão temerária, operação irregular de instituição financeira e uso de documento falso.

As diligências começaram em 2015 a partir da investigação de um grupo composto por cinco núcleos que usavam contas bancárias de várias empresas, na sua maioria fantasmas, para receber valores de pessoas jurídicas e físicas interessadas em adquirir mercadorias, drogas e cigarros vindos especialmente do Paraguai. O dinheiro “sujo” caía na conta de empresas controladas pela organização criminosa e depois era enviado para o exterior.

Para isso, segundo a PF, os criminosos usavam o sistema internacional de compensação paralelo, sem registro no órgãos oficiais, ou por meio de ordens de pagamento internacionais emitidas por algumas instituições financeiras brasileiras.

Nome da operação

A polícia explica que hammer-on é uma técnica usada em instrumentos de corda para ligar duas notas musicais com uma mesma mão. Em referência à teoria musical, na operação Hammer-on, com uma só mão, ligaram-se duas notas musicais (intermediários e demandantes), diz a PF.

Cidades onde são cumpridos mandados

Paraná: Foz do Iguaçu, Curitiba, Almirante Tamandaré, Piraquara, São José do Pinhais, Assis Chateaubriand e Renascença dc

Santa Catarina: Itapema, Balneário Camboriú e São Miguel do Oeste

Espírito Santo: Vitória, Serra e Vila Velha

São Paulo: Guarulhos e Franca

Minas Gerais: Uberlândia

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)