Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Lei Maria da Penha é destaque em live da Procuradoria da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de Navegantes promove mais um debate online – live – nesta terça-feira (8), às 19 horas, sobre o tema “Lei nº 11.340 – Maria da Penha – Medidas Protetivas”, para levar ao conhecimento do público em geral os detalhes e dispositivos da legislação federal que mudou a forma de proteger as mulheres vítimas de violência no Brasil, em especial, sobre a aplicação das medidas protetivas.

O evento terá a participação especial da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Navegantes, Dra. Ana Elisa Manfrim de Farias, que irá compartilhar seus conhecimentos e experiência com o público e com os três membros da Procuradoria, vereadoras Sol Dapper (DEM) – Procuradora Especial da Mulher e Lú Bittencourt (PL) – Procuradora Adjunta Especial da Mulher, e vereador Gabriel dos Anjos (Segundo Procurador Adjunto).

A transmissão deste encontro poderá ser acompanhada ao vivo pela internet no site oficial da Casa, no Facebook, e também na plataforma Youtube.

Saiba mais sobre as medidas protetivas da Lei Maria da Penha

De acordo com informações do Conselho Nacional de Justiça, a Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, deu ao Brasil uma nova condição para combater a violência contra a mulher. Entre as formas de coibir a violência e proteger as vítimas está a adoção das medidas protetivas. Elas são aplicadas após a denúncia de agressão feita pela vítima à Delegacia de Polícia, cabendo ao juiz determinar a execução desse mecanismo em até 48 horas após o recebimento do pedido da vítima ou do Ministério Público.

Pela lei, a violência doméstica e familiar contra a mulher é configurada como qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. Diante de um quadro como esse, as medidas protetivas podem ser concedidas de imediato, independentemente de audiência das partes.

As medidas protetivas podem ser o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima e a fixação de limite mínimo de distância de que o agressor fica proibido de ultrapassar em relação à vítima. O agressor também pode ser proibido de entrar em contato com a vítima, seus familiares e testemunhas por qualquer meio ou, ainda, deverá obedecer à restrição ou suspensão de visitas aos dependentes menores. Outra medida que pode ser aplicada é a obrigação de o agressor pagar pensão alimentícia provisional.

Os bens da vítima também podem ser protegidos por ações como bloqueio de contas, indisposição de bens, restituição de bens indevidamente subtraídos pelo agressor e prestação de caução provisória, mediante depósito judicial, por perdas e danos materiais decorrentes da prática de violência doméstica. De acordo com a lei, o juiz pode determinar uma ou mais medidas em cada caso, podendo ser substituídas a qualquer tempo por outras de maior eficácia, sempre que os direitos reconhecidos pela Lei Maria da Penha forem violados.

A lei também permite que, a depender da gravidade, o juiz possa aplicar outras medidas protetivas consideradas de urgência, como o encaminhamento da vítima e seus dependentes para programa oficial ou comunitário de proteção ou de atendimento, determinar a recondução da vítima e de seus dependentes ao domicílio, após o afastamento do agressor e determinar o afastamento da vítima do lar, sem prejuízo dos direitos relativos a bens, guarda dos filhos e recebimento de pensão. Sempre que considerar necessário, o juiz pode requisitar a qualquer momento o auxílio da força policial para garantir a execução das medidas protetivas.

Informações adicionais na Câmara Municipal de Navegantes pelo telefone (47) 3342-1818

Posts Relacionados

21º Congresso Brasileiro de Contabilidade promete aprimorar conhecimentos contábeis e gerar negócios

Ondas excelentes marcam a abertura do Circuito Surf Talentos Oceano 2024 em Garopaba(SC)

Construsul BC estreia com sucesso e confirma edição 50% maior para 2025

Brasil vacina apenas 22% do público-alvo contra a gripe, aponta Ministério da Saúde

Zoom 80´s Club traz de volta os bons tempos de BC

Balneário Camboriú recebe unidade da SuperGeeks

Com estreia otimista, Construsul BC reúne milhares de profissionais da Construção Civil em Santa Catarina

Suspeitos de desvio de verbas do SUS são alvos de operação da PF em Balneário Camboriú

Guarda Municipal é acionada após mais 30 ciclistas causarem baderna na Estrada da Rainha

Dupla é presa por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo no Bairro Pioneiros