Limpeza do Rio Piçarras acontece na próxima quinta-feira (06)

12

Limpeza do Rio Piçarras acontece na próxima quinta-feira (06)

Para quem desejar participar serão disponibilizadas embarcações náuticas

Com o intuito de conscientizar a população sobre poluição e preservação, dia 06 de dezembro será marcado pela 2ª Ação de Limpeza do Rio Piçarras. Partindo de uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) Náutico de Balneário Piçarras e da Secretaria de Turismo, o mutirão acontecerá na quinta-feira, a partir das 08h da manhã com saída na Colônia de Pescadores, Rua Maria Macedo Martins nº226.

O horário foi escolhido justamente pela altura da maré, facilitando a visualização de objetos e itens que estejam espalhados pela margem do Rio. A programação inicia às 08h com uma contextualização ambiental para os participantes, mencionando a bacia do Rio Piçarras e características do Rio realizada pela Fundação do Meio Ambiente. A ação segue até às 11h com o recolhimento do lixo através de embarcações náuticas, após a finalização será realizada a pesagem dos “dejetos” recolhidos na sede da Colônia dos Pescadores.

O mutirão de limpeza abrangera também a Ilha do Socó, situada no decorrer do Rio Piçarras. “A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância não só da preservação, mas também o papel que o Rio tem nas atividades náuticas, no desenvolvimento da pesca e como uma riqueza natural do nosso município”. Explicou Susan Corrêa, Secretária de Turismo.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal e contará com 4 marinas participantes. Para o público que comparecer, serão disponibilizadas luvas e sacos de lixo, além de embarcações para quem não possuir.

São apoiadores nesta operação de conscientização e limpeza a Associação Náutica Brasileira – ACATMAR, Associação Terapêutica Sítio Caminho Novo, CDL de Balneário Piçarras, Corpo de Bombeiros Militar, Colônia de Pescadores Z26 e Recicle, Minister.

A Ação de Limpeza faz parte da programação do aniversário de 55 anos de Balneário Piçarras. Do dia 30 de novembro até o dia 15 de dezembro, a cidade será marcada por diversas atividades, incluindo formaturas estudantis, hasteamento da Bandeira Azul, finais de campeonatos de esportes, no dia 14 de dezembro ocorrerá a Virada Cultural na Praça de Todas as Idades.