Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Limpeza preventiva da rede de esgoto revela lixo despejado irregularmente pela população

O Semasa deu início, neste mês, no serviço de limpeza da rede coletora de esgoto, com trabalhos concentrados na Praia Brava até meados de maio. Nesta quinta-feira (30), a equipe trabalha na Avenida Osvaldo Reis com apoio do caminhão hidrojato e autovácuo. O objetivo é remover os resíduos que ficam acumulados nas tubulações e nos poços de visita (PVs), que compõem a rede de coleta de efluentes, diminuindo assim as obstruções e manutenções em motobombas.

O procedimento é executado ao menos uma vez por ano, abrangendo toda a extensão da rede coletora em operação da cidade. O roteiro completo tem duração de seis a oito meses e a limpeza é executada diariamente durante esse período.

Os principais resíduos encontrados pelas equipes são areia, gordura, matéria orgânica decantada e papel higiênico, que ficam acumulados na rede. Também são removidos sólidos lançados indevidamente na rede coletora, como produtos diversos de higiene pessoal, restos de concreto de obras, objetos plásticos, gordura em excesso, pedaços de madeira, entre outros.

Os resíduos removidos são destinados a uma estação de tratamento de efluentes licenciada e certificada, de forma a garantir tratamento e disposição final adequados.

A limpeza de rede é feita a cada trecho de tubulação entre dois PVs, seguindo o sentido do fluxo de esgoto. A lavagem da tubulação é realizada inserindo uma mangueira do tipo hidrojato dentro de um PV e fazendo com que ela percorra todo o trecho até o próximo PV. O jato tem a função de desprender e transportar os resíduos ali acumulados. Uma outra mangueira, com a função autovácuo, recolhe os resíduos desprendidos e os armazena no tanque do caminhão. Por fim, a equipe faz a limpeza do PV utilizado para acesso à tubulação, com o auxílio dos caminhões especializados. O mesmo procedimento é executado nos próximos trechos, até completar toda a extensão da rede.

Em 2019, foram removidos das tubulações 174 toneladas de lixo. Isso equivale a oito quilos por habitante, nos bairros com sistema de coleta de esgoto em operação. A engenheira sanitarista do Semasa, Adriana Helena Ramos dos Santos, explica que os materiais podem prejudicar as operações da Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Cidade Nova. Os maiores sedimentos são barrados na entrada do sistema, no gradeamento. Mesmo com as limpezas preventivas, 32 toneladas de materiais alcançaram as estações Eelevatórias e a ETE em 2019.

Além das soluções técnicas, uma outra frente para o aumento da eficácia do sistema está na educação ambiental. “A ETE está na ponta do processo conhecido como ciclo da água e reflete diretamente a conscientização da comunidade. Aplicando tecnologia de ponta e informações de qualidade, a cidade fica limpa por completo”, observa o diretor geral da autarquia, Diego Antonio da Silva.

Os bairros Cabeçudas, Fazenda e Centro estão na programação de limpeza nos próximos meses.

Posts Relacionados

Tecnologias que garantem um sorriso perfeito agora em Navegantes

Águas de Penha apresenta projeto para tratamento de esgoto em reunião do Afluentes

Campanha vai transformar tapumes em cenários instagramáveis em Navegantes

Lideranças comunitárias aprovam construção da ETA Penha

Abastecimento do bairro São Miguel, em Penha, terá o reforço de mais um poço artesiano

Justiça condena procurador da prefeitura, empresa de segurança e cooperativa bancária por propaganda eleitoral antecipada em Itajaí

Programa Itajaí Ativo oferece aulas nas casas para incentivar a prática de exercícios físicos

ETA Conquista vai ampliar fornecimento de água em Penha

Águas de Penha participa de reunião para discutir impactos da gestão de perdas no novo Marco Legal do Saneamento

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Edital Extrajudicial com prazo de 15 dias

Águas de Penha lança programa Afluentes em formato digital

Guarda Portuária recebe equipamentos para auxiliar na inspeção de veículos

Klabin conquista Selo Social 2019 por práticas que fomentam o desenvolvimento sustentável em Itajaí (SC)

diariodacidade

Águas de Penha vai construir mureta para caixa padrão de novas ligações na rede de água tratada

diariodacidade

Empreendedora do ramo calçadista de Itajaí realiza bazar para driblar efeitos da crise

diariodacidade

Vereador requer novas regras para distribuição de cesta básica em Itajaí

diariodacidade

Crianças e jovens são quase 15% dos infectados por coronavírus em Itajaí

diariodacidade

Itajaí é o primeiro município brasileiro a sancionar lei que inclui no calendário da cidade a “Semana de Conscientização dos Relacionamentos Abusivos”

diariodacidade

Itajaí registra mais duas mortes por COVID-19 nesta quarta-feira (17) e chega a 23 óbitos

diariodacidade

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: