Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Livro de contos “Carola com Carolina” será lançado na Fundação Cultural BADESC

Obra independente da escritora Carola Ponto será lançada na quinta, dia 23 de maio; entrada é gratuita

               Na quinta-feira, 23 de maio, a Fundação Cultural BADESC recebe o lançamento do livro “Carola com Carolina”, da escritora Carola Ponto. A publicação independente e que apresenta contos autoficcionais, será lançada a partir das 18h30, no Casarão que fica no Centro de Florianópolis.

Carola Ponto, é o pseudônimo de Ana Carolina Teixeira Pinto, que é mestre e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Natural de Curitiba/PR, aos quatro anos Carola mudou com a família para Florianópolis. Ela morou na Capital de SC até os 37 anos, e atualmente vive em Realeza/PR, onde é professora de literatura de língua espanhola na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Durante o evento de lançamento haverá apresentação musical no formato voz e violão com Cassiani Tasca e Rafaelo de Goes. Os músicos vão apresentar clássicos da MPB e internacionais dos anos 80 e 90. Professores da UFSC Daniela Bunn, Carmen Cecilia Rodríguez Almonacid e José Mariano participaram de uma roda de conversa sobre o livro. A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216.

“Me sinto honrada por ter sido contemplada pelo edital de lançamento de livro da Fundação Cultural BADESC. Lançar meu primeiro livro de contos neste espaço é como um retorno à casa, pois vivi toda minha juventude no Centro de Florianópolis, participava de toda a movimentação artística e cultural da cidade e muitos dos cenários de meus contos se passam aí no entorno do casarão”, compartilha Carola.

Carola com Carolina

O livro de 96 páginas é formado por três seções, cada uma delas é iniciada com uma fotografia de uma época da vida da escritora. Na primeira, “O berço da escritura”, há um registro da Carola ainda bebê em pé no berço, na segunda seção, “Mundo no diminutivo”, é usada uma imagem da escritora na sacada do apartamento da família aos 20 anos de idade e na terceira, “Festa entre-línguas”, a foto é de uma mulher madura em uma viagem ao Canadá.

O prefácio da obra, intitulado “No pulo da gata”, é escrito pela professora doutora de literatura aposentada da UFSC, Alai Garcia Diniz. A arte da capa é uma serigrafia do ilustrador Felipe Campoi a partir de uma pintura a óleo da artista plástica Madu Maria, filha da escritora.

“Os contos falam sobre a complexidade de ser mulher na contemporaneidade e propõe questões sobre infância, juventude, maturidade, feminilidade, amizade, maternidade, desejos”, compartilha a autora.

“Carola com Carolina” é o primeiro livro de contos publicado individualmente e já está na 2ª edição. A primeira edição foi lançada em 2023 na Casa Escreva, Garota!, durante a Festa Literária Internacional de Paraty. “Na FLIP de 2023 também participei de duas coletâneas de contos, Cores do assombro e Prêmio OFF FLIP Conto. Este ano um conto meu estará na antologia de textos de autoria feminina Prêmio OFF FLIP NÓS”, completa a autora que publicou em 1991, autonomamente o livro de poemas “Jovens Demais”.

Posts Relacionados

Club WS abre as portas em Balneário Camboriú

CEO da Alltech apresenta painel sobre liderança e inovação em Joinville

Double You se apresenta na Zoom 80´s Club nesta sexta-feira

Do Brasil para o Mundo: Tati Meira anuncia shows nos Estados Unidos

Paul McCartney se apresenta em Florianópolis dia 19 de outubro

Diário da Cidade

Arraiá Balneário Shopping terá diversão, comidas típicas e muita animação

BEST OF BLUES AND ROCK CHEGA A CURITIBA

4º TBT Day Festival: prova de mountain bike agita Tijucas

Musa da Gaviões posa durante férias no Chile e revela convite para o carnaval carioca

Arraial do Passeio San Miguel acontece nesta semana com muito forró e comidas típicas