Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Livro histórico resgata as memórias do comércio de Balneário Camboriú

Obra será lançada pela CDL no dia 7 de novembro e consolida a importância deste setor produtivo para a economia da cidade, inclusive relacionando-o a aspectos sociais e culturais

Um olhar sobre a história do comércio de Balneário Camboriú, em especial a partir da década de 1950 até a sua transformação em um dos principais centros de compras de Santa Catarina e um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil. Esta é a proposta do livro “Uma Porta Para o Mundo – Memórias do Comércio de Balneário Camboriú”, que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) lança no dia 7 de novembro (quinta), às 19h30, em solenidade para convidados na sede da entidade.

Com textos de Luciana Zonta e Adão Pinheiro (Buriti Jornalistas Associados) e pesquisa histórica de Richard Lopes Correia, a obra resgata muitas das histórias que compõem um dos comércios mais dinâmicos do país. O livro também consolida a importância deste setor produtivo para a economia da cidade, inclusive relacionando-o a aspectos sociais e culturais. Parte destas memórias é contada pelos próprios fundadores de comércios tradicionais de Balneário Camboriú, com relatos sobre o cotidiano e o desenvolvimento das lojas em diferentes épocas da história.

Idealizada pela presidente da CDL, Eliane Colla, e pela diretora de relações institucionais da entidade, Luciene Vieira, a obra marca os mais de 40 anos de fundação da CDL de Balneário Camboriú. “Tínhamos, até então, pouquíssima história documentada do segmento na nossa cidade. O livro é acessível e com muitas fotos que ajudam a contar as histórias e cotidianos que deram identidade ao comércio varejiista local. Será uma referência para o setor”, diz Eliane.

A coleta de dados e produção do livro durou pouco de dois anos. O tempo foi necessário para ouvir depoimentos dos primeiros comerciantes e seus familiares, além de resgatar fotos de arquivos pessoais de cada um dos entrevistados. O livro não encerra a história do comércio de Balneário Camboriú, mas dá uma dimensão mais precisa do que foi o esforço destes  pioneiros para transformar a história de um dos segmentos mais importantes da economia da cidade. O livro tem patrocínio da Rossi Materiais Elétricos, Papelaria Millenium, Filtros Europa, Dubom Supermercados, Sicredi e Balneário Shopping.

Posts Relacionados

Soweto inicia turnê de comemoração dos 30 anos do grupo

Roomys lança novo sabor de sorvete low carb e com alto teor de proteína

New Balance 42K Porto Alegre oferecerá experiências aos corredores com palestras, venda de produtos e ativações

CEI do bairro Dom Bosco elege realeza da Marejadinha Itajaí 2024

Sábado (27) tem WeekenDance Festival no Teatro de Itajaí

Última semana para votar no melhor buteco de Joinville

Mariellaluz, a Musa do Criciúma, Brilha no Concurso Musa do Brasileirão 2024

Sintex apresenta lançamentos de 2024 na Construsul

Amanda Cadore leva shows gratuitos da tour Arrebentação para 4 cidades de SC

Fazzenda Park Resort: sinergia entre equipes de marketing e comercial impulsiona resultados