Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
ENTRETENIMENTO

Livro infantil para download gratuito, escrito por educadores de todo o mundo, visa dar esperança às crianças e suas famílias durante a COVID-19

O livro infantil gratuito “Esperança, onde está você?” conta a história de seis crianças, em diversas partes do mundo, que estão enfrentando o fechamento de escolas. O projeto é uma iniciativa da Lego Foundation, foi traduzido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e tem apoio da Fundação Lemann. Cada história segue um padrão semelhante, abordando as frustrações e desafios das crianças, na qual encontram e propagam esperança para si e para outras pessoas.

2020 será conhecido para sempre pela COVID-19 e como o ano na história no qual quase todas as escolas do mundo fecharam fisicamente suas portas para crianças e funcionários. Um momento sem precedentes, no qual estamos vendo o impacto deste fechamento. As escolas não serão abertas no futuro imediato e, quando abrirem, estarão muito diferentes do que eram. As crianças estão confusas, muitas têm medo e parecem ter perdido seu único ponto de referência.

Escrito por dois professores premiados, Armand Doucet (Canadá) e Elisa Guerra (México), o livro visa mudar a narrativa do momento para as crianças – do medo para a esperança.

Os autores visam também fornecer um recurso simples para apoiar as crianças e famílias afetadas pela quarentena, oferecendo um contexto significativo para que crianças falem sobre a situação atual e, ao mesmo tempo, nutrir seu desenvolvimento.

Desde que Doucet e Guerra desenvolveram a ideia, muitos educadores voluntários em todo o mundo também se juntaram ao projeto, traduzindo o livro para aproximadamente 30 idiomas e promovendo as mensagens de esperança.

“O livro tem como objetivo retratar as vozes das crianças e suas histórias particulares durante a pandemia”, diz a professora mexicana e coautora do livro Elisa Guerra, “Ela mostra como enfrentamos diferentes problemas em meio à pandemia e como a conexão humana nos aproxima na busca por esperança. Um professor, um pai, um avô, um irmão, um amigo, um vizinho e até você: sempre há alguém que pode ajudá-lo a passar por momentos difíceis”.

“Esperamos que os professores possam usar este livro para ajudar nessas discussões difíceis, iniciar uma conversa de esperança, falar sobre cidadania global em relação às suas próprias histórias pessoais, trazer esperança para a comunidade e muito mais”, diz o professor canadense Armand Doucet e coautor do livro, “O livro foi projetado para significar coisas diferentes para diferentes grupos em diferentes contextos e é exatamente isso que queremos, para que seja usado da maneira que funciona melhor para todos”.

Para aprofundar o que o livro pode oferecer, a equipe global de educadores voluntários utilizou seus conhecimentos para criar um ecossistema educacional por trás do projeto. Isso inclui um guia para pais/responsáveis das crianças sobre como o livro pode ser usado para fornecer suporte e variedade de habilidades sociais e emocionais, além de contexto para discussão. Eles também desenvolveram uma série de aprendizados por meio de experiências lúdicas, com base em cada um dos seis personagens do livro para ajudar em atividades significativas adicionais para os pais/responsáveis ​​se envolverem com seus filhos durante a quarentena.

“Eu imagino que o livro seja usado como um pretexto para iniciar conversas entre professores, pais, adultos e crianças, enquanto ainda estão isolados ou depois que as escolas reabrirem.” diz Ana Ragu, filha de Elisa, que se ofereceu para ilustrar o livro. “As ilustrações são projetadas como um estímulo para nossos sentimentos e fornecem um ponto de partida para falarmos sobre como nos sentimos e por que nos sentimos de uma certa maneira. Meu sonho é que minhas ilustrações e o texto abram a porta para as crianças falarem sobre tópicos importantes que foram exacerbados pela pandemia.”

Os autores do livro também reconhecem que muitas crianças e famílias não terão acesso ao livro. Esse é um dos motivos pelos quais ele será distribuído gratuitamente. No entanto, como muitos indivíduos e famílias desejam contribuir para mudanças positivas em nossas comunidades locais e globais durante esses tempos difíceis, os autores gostariam de incentivar a doação – daqueles que podem pagar – à UNICEF COVID-19 , que apoia crianças em vulnerabilidade.

Faça o download do livro gratuitamente no Apple Books e no Google Play. Também em PDF gratuito em www.hopewhereareyou.com e impresso sob demanda da Amazon .

Mais informações sobre o projeto, recursos educacionais e downloads gratuitos do livro em mais de 30 idiomas, em http://www.hopewhereareyou.com

Link para a Biblioteca de mídia (fotos, ilustrações do livro, fotos dos autores e mais.)

Mais informações sobre os autores e a ilustradora:

● Armand Doucet (coautor) é um educador premiado, autor de best-sellers e um dos professores mais reconhecidos do mundo. Líder global e palestrante, cujo objetivo é tornar o mundo um lugar melhor para seus três filhos pequenos.

● Elisa Guerra (coautora) foi nomeada “Melhor Educadora da América Latina e do Caribe” pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2015. É autora de mais de 20 livros didáticos e infantis. Elisa faz parte da Comissão Internacional da UNESCO para os Futuros da Educação.

● Ana RoGu (ilustradora) está cursando graduação em Animação e Arte Digital no TEC de Monterrey, no México. Criou logotipos, rótulos de produtos alimentícios e capas de livros. Ilustradora da série de livros infantis “Around the World”.

Sobre a Fundação Lemann

Trabalhamos por uma educação pública de qualidade para todos e apoiamos pessoas e organizações que dedicam suas vidas a solucionar os principais desafios sociais do Brasil. Somos uma organização familiar, sem fins lucrativos, e atuamos sempre em parceria com governos e outras entidades da sociedade civil, de maneira plural, inclusiva e buscando caminhos que funcionam na escala dos desafios do Brasil. Nós realizamos projetos ao lado de professores, gestores escolares, secretarias de educação e governos por uma aprendizagem de qualidade. Também apoiamos centenas de pessoas e organizações que trabalham por um Brasil melhor. Tudo para ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e avançado.

Posts Relacionados

Como o uso de camisetas sustentáveis pode ajudar na preservação do meio ambiente

diariodacidade

Descontos progressivos e diárias grátis para crianças são atrativos do Fazzenda Park Hotel na retomada das atividades

diariodacidade

Rohmanelli faz um retrato sensível da sociedade atual em pop e rap no single e clipe “Do jeito que o mundo está”

diariodacidade

Armários solidários da Unimed Chapecó estão disponíveis em dois pontos da cidade

diariodacidade

Lábios naturais para beijos marcantes

diariodacidade

Abertas as inscrições para o credenciamento de artistas

diariodacidade

Estresse, ansiedade, depressão e a pandemia

diariodacidade

Amanhã tem aula de gastronomia no Instagram com cardápio para o dia dos namorados

diariodacidade

As novas prioridades do RH num mundo Pós-COVID-19

diariodacidade

Saiba os motivos que contribuem para tensão muscular

diariodacidade

E quem não pode lavar as mãos?

Diário da Cidade

Cursos online capacitam profissionais do setor filantrópico

Diário da Cidade

Os desafios do Enem 2020 – por professor e diretor Leonardo Chucrute

Diário da Cidade

Cidadania e criatividade impulsionarão o empreendedorismo durante pandemia

Diário da Cidade

Jornada PAPO DEV terá série de bate-papos sobre Tecnologia da Informação

Diário da Cidade

99 lança tecnologias para identificar uso de máscara, temperatura e equipamentos de higiene

Diário da Cidade

Dia dos Namorados: sessão de fotos no Fun Museu é opção de presente criativo e emocionante

Diário da Cidade

Adoção de animais de estimação é um alerta para o cuidado preventivo de pulgas e carrapatos nos ambientes

Connected Smart Cities promove debate sobre o uso de tecnologias de geolocalização e rastreamento no combate à Covid-19 (quarta-03/06)

Pesquisa revela que catarinenses seguem otimistas na busca por um relacionamento, mesmo na quarentena

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: