Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
festa balneario camboriu sc

Livro sobre os 500 anos da chegada dos espanhóis a Santa Catarina será lançado no Norte Shopping

Fatos curiosos e interessantes vividos pelos espanhóis em terras catarinenses nos últimos cinco séculos são retratados no livro 1516: 500 anos da chegada dos espanhóis a Santa Catarina, que será lançado nesta quinta-feira (dia 30) no Norte Shopping. O lançamento contará com a presença do escritor Roberto Lourenço, que estará na Livrarias Catarinense a partir das 19h30 para uma sessão de autógrafos.

Contemplada com o Prêmio Catarinense de Literatura – Edital Elisabete Anderle/2014, a obra traz a descrição detalhada de cada uma das 12 expedições espanholas que passaram pelo litoral e pelo interior de Santa Catarina no primeiro século de sua fundação, entre 1500 e 1600. Além de relatar os pormenores de cada uma destas viagens, desde sua saída da Espanha, os percalços durante a travessia marítima, a passagem por Santa Catarina, até a chegada ao seu destino, normalmente Buenos Aires na Argentina e Assunção no Paraguai, o livro mostra as incursões terra adentro realizadas por algumas destas expedições.

Comentando sobre estas entradas na selva catarinense e paranaense, principalmente pelo caminho do Peabiru, o autor faz o traçado destas viagens, saindo da região de Florianópolis, passando por diversas cidades como Barra Velha, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá, São Bento, Rio Negrinho e Mafra. O livro traz ainda detalhes como a descoberta das cataratas de Foz de Iguaçu, realizada pela expedição espanhola de Cabeza de vaca e a Ata de Posse da Ilha de Santa Catarina para o reino da Espanha.

Sobre o autor

Roberto Lourenço é paranaense radicado em Santa Catarina, formado em Engenharia Elétrica-Eletrônica, com MBA em Comercio Exterior. Atua há mais de 20 anos na área de exportação, tendo contato com muitos países, inclusive os vizinhos de colonização espanhola. Essa aproximação despertou seu interesse pela presença dos exploradores espanhóis no Estado, em seu período colonial. Vários anos de pesquisa, investigando ampla literatura em português, espanhol e inglês, culminou neste seu primeiro livro 1516: 500 anos da chegada dos espanhóis a Santa Catarina.

 

Serviço

O quê: Lançamento do livro “1516: 500 anos da chegada dos espanhóis a Santa Catarina” e sessão de autógrafos com Roberto Lourenço

Onde: Norte Shopping, na Livrarias Catarinense
Quando: Quinta-feira, dia 30, às 19h30

Quanto: Entrada gratuita
Fabiana Roza

Posts Relacionados

I Mostra de Arte, Cultura e Ciência começa na próxima segunda-feira

Feijoada Beneficente está na programação do Aniversário de Balneário Camboriú

Festa dos Pescadores será neste sábado e domingo

9° Festa da Tainha do Estaleiro

Balneário Camboriú recebe exposição de carros antigos neste domingo

Sarau da Tainha retorna em setembro

9ª edição do Balneário Saboroso começa nesta quinta-feira com 33 restaurantes participantes

Guacamole e Didge lideram avaliação do TripAdvisor em Balneário Camboriú

Rock bem-humorado da NBLA agita o Didge BC nesta sexta-feira

Festa dos Pescadores movimenta Bairro da Barra neste fim de semana