Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Lucas Alves é o campeão do Damn Am Brasil 2016

Aproximadamente 13 mil pessoas acompanharam no emissário de Santos, no litoral paulista, um dos maiores eventos de skate amador já realizados no país, o Damn Am Brasil.

Em 15 anos de história do evento, que já teve lugar na Europa, China e América do Norte, esta foi a primeira vez que uma etapa do Damn Am aconteceu no Brasil. A pista de skate de Santos Alexandre Magno “Chorão”, localizada dentro do Parque Roberto Mário Santini e escolhida para sediar a competição internacional, recebeu competidores de todas as regiões do Brasil e da cidade de Medellín, na Colômbia, na busca por uma vaga na semifinal de uma das principais competições de skate amador dos Estados Unidos, o Tampa Am 2016.

Nesta edição do Damn Am, com organização do Tampa, parceria da Street League Skateboarding (SLS) e apresentação da QIX International, a competição recebeu mais de 500 inscritos. Aproximadamente 200 participaram das eliminatórias acompanhadas por um público animado e uma equipe de juízes  de peso, formado pelos skatistas profissionais Matt Milligan, Jordan Hoffart e pelo tetracampeão mundial e um dos principais articuladores do evento no Brasil, Kelvin Hoefler. Os amadores andaram muito, mas somente 30 avançaram, sendo 28 semifinalistas e os dois melhores skaters das eliminatórias, o curitibano Lucas Alves e o gaúcho João Lucas Alves, se garantiram na final após ganhar o Golden Ticket.

As baterias foram pesadas e todos os amadores aproveitaram muito bem a área, ousando nas manobras e elevando o nível da competição a cada volta. O estilo técnico do cearense Lucas Rabelo, as boas manobras dos skaters de São Paulo Ivan Monteiro e JP Oliveira, o catarinense Luiz Neto que recebeu o prêmio (uma caixa de rolamento e uma corrente) por ter sido o skatista mais rápido e a criatividade do carioca Sergio Santoro foram alguns dos destaque na última fase. Mas a festa da final foi comemorada mesmo pelo skatista Lucas Alves. Ele, andou muito durante todo o evento, fechou sua volta com um bonito hardflip bs boardslide no corrimão maior e conseguiu,  em sua primeira competição internacional, o título de campeão do Damn Am Brasil e uma vaga na semifinal do Tampa Am deste ano.

Assista:

“Estou muito feliz, nem imaginava que isso poderia acontecer. Andei o mês inteiro para deixar as manobras no pé e vim para o campeonato focado. Consegui passar para a final e mandar minhas manobras. Agora muita coisa vai mudar na minha vida. Finalmente poderei realizar meu sonho de ir para os Estados Unidos” afirma Lucas.

Quem também ficou satisfeito com o resultado do primeiro Damn Am no Brasil foi Kelvin Hoefler. “O Damn Am em Santos foi muito legal. Esperávamos que o evento tivesse bastante repercussão, mas não imaginávamos que seria desse jeito. O Damn Am bombou e demostrou um nível de skate muito alto dos amadores. Eu só tenho que agradecer a todos”, ressalta Kelvin.
Além dos brasileiros, a competição também chamou atenção da equipe do Tampa. “As pessoas no Brasil são as mais amigáveis de todo o mundo. Já foram realizados Dam Am na Europa, na China, em toda a América do Norte e esta foi a primeira vez na América do Sul. Esta é, de longe, a melhor reação de qualquer lugar que nós já estivemos. A energia, o nível de excitação das pessoas, não só das crianças, mas de todo mundo que estava aqui, foi muito legal, diferente”, relembra Paul Zitzer já pensando no próximo Damn Am no Brasil. “Sim, nós voltaremos”, finaliza.

O Damn Am Brasil em Santos ainda contou com a realização de um QIX Best Trick, distribuição de vários brindes e, como tradicionalmente ocorre nas competições do Damn Am, entrega do troféu ‘Thanks for Nothing’ para algumas personalidades e pessoas envolvidas no evento.

Assista ao vídeo dos treinos e da disputa do Best Trick:

Confira abaixo o resultado final do Damn Am Brasil e saiba quem são os 12 brasileiros classificados para o Tampa Am 2016.

RESULTADO DAMN AM BRASIL 2016
1-Lucas Alves – 92.67 pts.
2-Lucas Rabelo – 89.67 pts.
3-João Lucas Alves Miranda Rodrigues – 82.00 pts.
4-Ivan Monteiro – 81.33 pts.
5-Sergio Santoro – 77.33 pts.
6-Tiago Antunes “Picomano” – 76.67 pts.
7-Wesley Felipe Borges – 76.33 pts.
8-JP Oliveira – 76.00 pts.
9-Yuri Santos – 75.67 pts.
10-Luiz Neto – 75.33 pts.
11-Alef Douglas dos Santos Rocha – 73.67 pts.
12-Vinicius Santos – 71.33 pts.

TROFÉU “THANKS FOR NOTHING”
1-Felipe Nunes
2-Mansur Moacir Antônio Junior
3-Kelvin Hoefler
4-Paul Zitzer – Tampa
5-Luiz Gustavo Rosa e Ramon Müller (QIX International)
6-Ed Scander (CBSk)
7- Cesar Gyrão (revista Tribo Skate)

QIX BEST TRICK
1-Nicolas Dias
2-Tiago Antunes “Picomano”
3-Tiago Cristian
4-Douglas “Kabeça”
5-Diogo da Silva

Abaixo, veja como foram as eliminatórias:

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior