Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zentretenimento zEntretenimentos Brasil / Mundo

Luiz Pimentel em “Sem Pauta”

Vivemos uma época bastante confusa no jornalismo. A informação passou a ser de ninguém. Tudo é de todos nas redes sociais, então perdemos direitos autorais da informação e, mais grave, material exclusivo e de qualidade. Daí fazer tanto sentido eu recomendar um livro de reportagens de verdade – “Sem Pauta (Reportagens, Diários e Fotos de um Jornalista pelo Mundo)”, de Luiz Cesar Pimentel (editora Seoman).

O livro tem uns 10 anos e está em seus últimos exemplares à disposição nas livrarias online antes de esgotar a edição. Só que como as reportagens têm fôlego suficiente para serem atemporais, poderia ter 100 ou 200 anos que a qualidade permaneceria.

O autor passou um ano na Ásia (mais para o Sudeste Asiático) como correspondente internacional. No período circulou por uma dezena e meia de países por lá e, nos anos seguintes, por outros fora do roteiro turístico tradicional.

Então traz grandes reportagens de destinos como Vietnã, Camboja, Tibet, Nepal, Índia e Rússia. Além disso, crônicas das viagens e fotos sacadas pelo próprio com adendo de textos-legenda contextualizando-as.

A saga do escritor/jornalista também é interessante, já que ele não fixou residência durante o período asiático e ia pingando de destino em destino sem pauta, como o título entrega, e cavava histórias que rendessem narrativa e que ao mesmo tempo situassem o leitor no país ou cidade onde aconteciam.

O único ponto ruim da leitura é que dá uma vontade danada de viajar a cada capítulo.

Posts Relacionados

Em culto, pastor diz que petistas são inimigos da igreja e chama nordestinos de ‘preguiçosos’

Diário da Cidade

Dona da MK “some” da web após ataques a nordestinos por voto em Lula

Diário da Cidade

Pastora Flordelis cai no choro no primeiro dia de julgamento

Pregador manda vídeo íntimo para adolescente e imagem viraliza

Morre pastor Guilherme de Pádua, assassino de Daniella Perez aos 53 anos.

Diário da Cidade

Pastora Flordelis começa a ser julgada nesta segunda-feira por assassinato.

Diário da Cidade

Caroline Paola Oliveira da Silva

Diário da Cidade

Manifestantes fazem saudação nazista durante execução do Hino Nacional em SC

Cássia Kis é flagrada em manifestação antidemocrática e se ajoelha para orar com bolsonaristas. Vídeos!

Mahina Garcia, 26 anos, é da ilha de Oahu