Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Maio Laranja: Para ONG, é preciso enfrentar a pandemia de violências contra crianças e adolescentes

O mês de maio traz um tema muito importante: o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O Brasil está em 2º lugar no ranking de exploração sexual e infantil. De acordo com dados governamentais, no país são 500.000 casos de exploração sexual por ano e é estimado que somente 10% dos casos sejam notificados.

A campanha ficou marcada em maio, principalmente no dia 18, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data em homenagem a Araceli, jovem assassinada com 8 anos de idade no Espírito Santo em 1973, em que os réus acusados foram absolvidos, se tornando um crime impune até os dias atuais.

A Visão Mundial alerta para o aumento de violência contra grupos vulneráveis em todo o mundo, especialmente para mulheres e crianças, durante o isolamento social. Segundo dados do Disque 100 de 2019, 82% das denúncias de violência sexual são com vítimas do sexo feminino. Em São Paulo, o número de denúncias de agressão contra a mulher, por exemplo, aumentou 44,9%, segundo relatório divulgado no início da pandemia, em 2019, pelo Fórum de Segurança Pública (FBSP). No Estado de Pernambuco, denúncias de violência sexual contra crianças aumentaram 50%, mesmo com os casos de subnotificações e do silenciamento da vítima, já que o principal espaço de denúncia, a escola, está fechado. Ainda segundo o Disque 100, 70% dos casos de abuso sexual infantojuvenil começam dentro de casa e o perfil dos agressores mantém um padrão, sendo eles números significativos de familiares dessas crianças e jovens.

Para a ONG, que vem há 45 anos desenvolvendo no Brasil diversos programas e projetos em variadas frentes com o intuito de ajudar e focar na proteção da criança e do adolescente, os números são preocupantes e é urgente trazer o tema à tona, principalmente neste momento de isolamento.

A fim de gerar reflexões e reconhecimento para dados tão alarmantes como estes, a Visão Mundial coloca à disposição para entrevista:

• Ponto focal de Salvaguarda e assessora técnica da ONG, Márcia Monte.

Sobre a Visão Mundial
A Visão Mundial Brasil integra a parceria World Vision International, que está presente em cerca de 100 países. No País, a Visão Mundial atua desde 1975, beneficiando 2,7 milhões de pessoas com projetos nas áreas de educação, saúde/proteção da infância, desenvolvimento econômico e promoção da cidadania. Seus projetos e programas têm como prioridade as crianças e adolescentes que vivem em comunidades empobrecidas e em situação de vulnerabilidade. Nesses 45 anos de atuação no Brasil, a Visão Mundial se consolida como uma organização comprometida com a superação da pobreza e da exclusão social. Para saber mais, acesse o site visaomundial.org

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH