Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Maio termina muito frio e com geada no Brasil

A última semana de maio de 2020 é marcada pela influência de uma grande forte massa de ar frio de origem polar sobre o Brasil. As noites e começos de manhã serão bastante frios no Sul, no Sudeste e também no Centro-Oeste do país.

No decorrer desta semana, os três estados da Região Sul e também as áreas mais elevadas da serra da Mantiqueira entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem registrar temperaturas abaixo de 0°C ou muito próximas desse valor.

Pela medição do INMET e do Epagri-Ciram, até o dia 24 de maio, a menor temperatura registrada no Brasil este ano, em locais onde há monitoramento regular de temperatura e em áreas habitadas, foi de 4,6°C negativos , no dia 15 de maio, nas cidades de Urupema e de Bom Jardim da Serra, no alto da serra de Santa Catarina.

Por causa do frio intenso, várias áreas do Sul, do Sudeste e de Mato Grosso do Sul podem ter geada nos próximos dias. A geada é o congelamento do orvalho sobre superfícies.

Previsão de geada no BR: 25 a 29 de maio de 2020

Na segunda-feira, 25 de maio, tem geada e chance de temperatura negativa nos três estados da Região Sul. Pode gear também no norte do Paraná e no sul de Mato Grosso do Sul.

A geada na Mantiqueira é só em regiões elevadas, como Campos do Jordão, Monte Verde e Maria da Fé, no sul de Minas

Na terça-feira, 27 de maio, a geada deve ocorrer nas mesmas áreas do Sul e do Sudeste, mas não tem mais chance de gear no sul de Mato Grosso do Sul

Na quarta-feira, 27 de maio, ocorre um reforço do ar frio. Por isso, a temperatura fica ainda mais baixa e o risco de gear é maior no Sul e no Sudeste.

Pode gear no sul de São Paulo e mais áreas do Sul de Minas, atingindo a região cafeeira, mas baixo risco para os cafezais. Tem risco de geada na região de Curitiba . Temperaturas abaixo de 0°C no Sul e na Mantiqueira.

A quinta-feira, 28 de maio, será outro dia com amanhecer gelado, com risco de geada na Grande Curitiba e com chance de temperatura negativa na Mantiqueira.

Na sexta-feira, 29 de maio, a temperatura começa a subir e a chance de gear diminui bastante. A previsão é de geada só para as regiões mais elevadas da Mantiqueira, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet