Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
NOTÍCIAS SANTA CATARINA

Mais de 200 trabalhadores da indústria se formam na educação de jovens e adultos

Depois de 40 anos sem estudar, Alberi de Almeida, morador de Águas de Chapecó, resolveu terminar o ensino fundamental e médio, começando o curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ele foi um dos mais de 200 estudantes da EJA que concluíram o ensino fundamental, ensino médio e profissionalizante e se formaram na última semana, em Chapecó. Alberi trabalha no almoxarifado da Ogochi e participou do programa de educação corporativa da empresa. “Parei de estudar na 7ª série, em 1979, porque tinha que trabalhar. Era meu sonho voltar a estudar. Agora quero fazer uma faculdade ou curso técnico”, contou.

Os cursos da EJA foram disponibilizados pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por intermédio do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) em parceria com as empresas Ogochi, Serpil, Kellogg’s/Parati, BRF Foods, Aurora Alimentos, Bragagnollo, Nord e Programa Viver. 

O gerente executivo do SESI/SENAI, Almeri Dedonatto, ressaltou que neste ano mais de 500 formandos concluíram os estudos em todos os níveis de ensino da modalidade da Educação de Jovens e Adultos na Regional Oeste e outros 1,5 mil estão matriculados. “Temos em Santa Catarina aproximadamente 750 mil trabalhadores formalmente empregados no setor industrial. Desses, quase 300 mil não tem a escolaridade básica completa. Com essa formatura, as que já aconteceram e as próximas, estamos melhorando esse número. Um dos pilares da FIESC é a elevação da escolaridade porque a educação abre a mente das pessoas, que passam a ser mais criativas, a transformar sua realidade no ambiente de trabalho, familiar e na sociedade”.

Essa foi a primeira vez que foi promovido um evento regional de formatura, com a participação de estudantes dos municípios de Chapecó, Maravilha, São Lourenço do Oeste, São Carlos, Pinhalzinho e Faxinal dos Guedes.

O gerente geral de operações da Ogochi, Fernando Marmitt, destacou o apoio que os formandos tiveram dos colegas e da família. “A vida do aprendizado não é fácil, por isso devemos valorizar quem está ao nosso lado. A Ogochi tem como um dos seus pilares a educação corporativa. Já formamos, em parceria com o SESI, 75 colaboradores”, frisou. A coragem dos trabalhadores por saírem da zona de conforto e voltarem a estudar foi destacada pela integrante da equipe de assuntos corporativos da Kellogg’s/Parati, Sandra Mara Bianchi Cruz. “Os alunos mostraram para si mesmos que têm coragem. A partir do momento que dizem sim, é preciso esquecer as dificuldades e passar a ser estudante. Isso abre portas e possibilidades de crescimento dentro da empresa”.

A coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação de Chapecó, Cléria Inês da Silva, salientou que, atualmente, a continuidade dos estudos é uma exigência muito grande. “A aquisição de conhecimento é necessária para enfrentar diversas situações da vida, potencializando a visão empreendedora e o desenvolvimento de competências e habilidades”, enfatizou.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

A Educação de Jovens e Adultos é um projeto organizado pelo Departamento Nacional do SESI em parceria com o SENAI, atenta às necessidades profissionais e aos desejos do trabalhador para sua realização pessoal, adota currículo orientado por eixos temáticos de questões contemporâneas de relevância pública mediante o aproveitamento das experiências e o acréscimo de conhecimentos indispensáveis para o atual milênio. 

Entre os objetivos do programa de Educação de Jovens e Adultos do SESI/SENAI estão: desenvolver atitudes que contribuam com a qualidade de vida das pessoas; promover a valorização profissional do aluno, sua inserção produtiva e o efetivo exercício da cidadania; e desenvolver a cultura empreendedora, o senso de sustentabilidade e as noções de responsabilidade social.

Posts Relacionados

Boletim mostra que falta de chuva impacta no abastecimento de água em 167 municípios catarinenses

Projetos da Alesc sobre a Covid-19 são transformados em leis

Diário da Cidade

Coronavírus em SC: Alunos da rede estadual recebem materiais impressos para atividades não presenciais

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe lote com mais 34 mil testes rápidos e EPIs

Coronavírus em SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

Simple Organic doa de itens de skincare para ajudar profissionais da saúde em Florianópolis

Motoristas podem pedir certidão de registro da CNH no Detran Digital

Santa Catarina torna obrigatório o uso de máscaras e álcool gel em estabelecimentos

Diário da Cidade

Escola em Florianópolis disponibiliza gratuitamente vídeos para estudos

Sebrae de Brusque retorna com atendimento presencial nesta quarta-feira