Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Mais de três mil empreendedores já solicitaram o alvará online

Mais de três mil empreendedores já solicitaram o alvará online

Abrir um negócio em Balneário Camboriú está mais rápido desde fevereiro de 2018, quando o Município instituiu o alvará online. Nesses 14 meses (até 25 de abril de 2019), foram solicitadas 3.330 constituições e alterações empresariais pela Internet. Desse montante, 2.313 alvarás (69,46%) foram emitidos.

Os demais pedidos de constituições e alterações empresariais feitos pela Internet estão no aguardo do pagamento das taxas da Vigilância Sanitária (VISA) e de Licença para Localização (TLL) ou aprovação dos órgãos responsáveis (Bombeiros e Secretaria do Meio Ambiente) para a finalização e disponibilização do documento.

“A modernização administrativa que estamos promovendo visa desburocratizar e incentivar o desenvolvimento econômico da cidade com a utilização de novas ferramentas e metodologias. O resultado dessas ações pode ser observado em números como este da procura por alvará online”, comentou o prefeito, Fabrício Oliveira.

O alvará online faz parte da Lei da Desburocratização (nº 4091/2017), que institui tratamento diferenciado à microempresa e à empresa de pequeno porte com a simplificação do processo, unicidade cadastral e vinculação ao código nacional de atividades econômicas para todas as entidades. Antes de fevereiro de 2018, era preciso ir até a Secretaria de Fazenda para pegar o alvará e enfrentar fila.

De acordo com o Secretário da Fazenda, Franc Ribeiro Correa, além de significar menos burocracia, o alvará online reduz os custos para empreendedores e Prefeitura e possibilita a criação de mais empresas e empregos formais, o que favorece o desenvolvimento econômico da cidade. “Desburocratizar o serviço público e tornar ele mais ágil e transparente é um compromisso da Administração Pública”, diz o secretário.

Como emitir o alvará online

Para o empreendedor com atividade de baixo e alto grau de risco conseguir imprimir o alvará, basta efetuar o pagamento da taxa da Vigilância Sanitária (VISA), da Taxa de Licença para Localização (TLL), e ter aprovações das entidades junto ao sistema Integrador. Já os empreendedores com atividades sem grau de risco devem apenas pagar a TLL. Para ter acesso às taxas, é necessário acessar o site da Prefeitura, na aba “Serviços”, no link “Taxas Alvará (VISA e TLL)”.

Após o pagamento, a baixa no sistema da Prefeitura e a aprovação das entidades, o alvará ficará disponível para impressão também na aba “Serviços”, no link “Alvará Eletrônico (Online)”. A emissão do alvará online está disponível para empresas que realizaram protocolo no REGIN a partir de 1º de fevereiro de 2018.

__________________________
Informações Adicionais:

Secretaria da Fazenda
(47) 3267-7013

Posts Relacionados

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril

Em abril tem cursos gratuitos de gastronomia no Angeloni

Construsul BC projeta R$ 300 milhões em negócios na primeira edição