Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
zz Esporte BR

Manutenção de patins: 6 cuidados que você deve ter

Manutenção de patins: 6 cuidados que você deve ter

Os esportes são importantíssimos na rotina das pessoas que se predispões a praticá-los. Pois assim, elas manterão uma boa forma, além de uma vida mais saudável. O patins é uma modalidade que faz sucesso há muitas décadas e que tem ganhado mais adeptos nos últimos anos.

Para preservar os seus patins, alguns cuidados são essenciais. Você sabe quais são eles? Continua lendo nosso texto e aprenda como realizar uma manutenção de patins adequadamente.

Deixe seus patins secarem naturalmente

Com o tempo de uso, é comum os pés transpirarem, deixando o interior do objeto úmido. No entanto, para que ele possa ser mantido em boas condições, é importante abrir bem os cadarços e deixá-los em um local arejado para que eles sequem naturalmente, sem uso de secadores ou produtos químicos que possam danificar o equipamento.

Aplique lubrificante

Assim como outros aparelhos, os patins devem ter seus rolamentos lubrificados. Sendo assim, faça o uso de um produto específico, para esta finalidade, ao menos uma vez por mês. Consulte também o site do fabricante de seu rolamento para saber qual produto é indicado para a limpeza deles.

Mantenha a qualidade do couro

Se seus patins tem partes em couro, é sempre uma excelente ideia. Assim, faça a limpeza com panos úmidos em toda superfície externa. Caso eles estejam com muita sujeira é recomendado que utilize uma espoja úmida, macia com sabão de coco, realizando a secagem imediatamente.

Além disso, se o couro estiver desbotado ou ressecado, é aconselhável a utilização de óleo de bebê ou vaselina líquida para hidratar a peça. Couro branco pode ser limpo com acetona, sem que haja algum problema.

Faça a troca dos amortecedores dos patins quad (clássicos)

Com o uso é comum ocorrer desgastes nos amortecedores dos patins. Por isso, faça a verificação e troque ao menos uma vez por ano. Além dessa parte, os freios e as rodas também devem ser analisadas e trocadas sempre que for necessário, pois o desgaste prejudica o desempenho e coloca em risco o praticante.

Lave os cadarços, botas internas e as palmilhas

Assim como qualquer outro equipamento, a manutenção de patins deve ser realizada periodicamente, incluindo a limpeza. Por isso, lave os cadarços, assim como as botas internas e as palmilhas para manter a higienização adequada.

Verifique se todas as partes do patins estão bem encaixadas e fixadas

Cada peça do equipamento deve estar fixada e apertada ao seu eixo. Assim, faça a verificação sempre antes de utilizar seus patins para que não ocorram incidentes.

Todos os cuidados citados acima contribuem para que a manutenção de patins seja feita de forma adequada e para que seu equipamento tenha uma maior durabilidade. No entanto, vale ressaltar que, caso ocorram danos mais graves em alguma peça, é sempre recomendado procurar ajuda de um especialista para que a troca da parte seja efetuada e a sua segurança esteja sempre garantida.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre o mundo dos patins, então curta nossa página do facebook e fique por dentro de muitas outras novidades sobre o mundo dos esportes e entretenimento.

Não deixe também de conferir os patins em nossa loja, clique aqui para acessar!

Posts Relacionados

Do coração do Brasil para o 10º Transcatarina

Bota do Mundo 2018

Próxima edição da Volvo Ocean Race será com barcos da IMOCA

Fraiburgo e Transcatarina: a comemoração da Bodas de Estanho

Pâmella Mel completa 40 pódios

Circuito Catarinense de Stand-up Paddle é neste final de semana

Brasileiro sub-21 de vôlei de praia tem atleta de Balneário Camboriú

Saiba como o Dongfeng Race Team ganhou Volvo Ocean Race mais apertada da história

Estreia no 10º Transcatarina: de navegador para piloto

Paraná recebe as promessas olímpicas da Natação no Brasileiro Junior