Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Esportes SC Noticia SC zz Esporte BR

MAPFRE vence regata em Itajaí e equipe de Martine Grael fica em segundo

MAPFRE vence regata em Itajaí e equipe de Martine Grael fica em segundo

O barco espanhol MAPFRE conseguiu, nesta sexta-feira (20), em Itajaí (SC), mais uma vitória na série de regatas In-Port Race, campeonato paralelo de provas que valem para o desempate na Volvo Ocean Race.

A equipe vermelha, que subiu ao pódio em todas as etapas, não deu chances aos outros cinco adversários e cruzou em primeiro lugar. A vantagem para o team AkzoNobel, da brasileira Martine Grael, foi de 43 segundos. Em terceiro lugar ficou o Dongfeng Race Team, que teve o brasileiro Márcio Santos, campeão da Copa de 1994 como convidado a bordo.

“Foi uma boa regata para nós hoje, desde o início, mas a chave para a vitória  foi poder passar a AkzoNobel no primeiro vento de popa”, disse o campeão olímpico Xabi Fernández. ”A partir daí ampliamos a vantagem”.

O resultado mantém os espanhóis em primeiro lugar no campeonato paralelo das In-Ports Races com 44 pontos. O Dongfeng Race Team tem 39 e o AkzoNobel tem 36. O MAPFRE ganhou outras duas provas nessa temporada: Alicante (Espanha) e Ghangzou (China).

”Ser o líder da série é sempre bom. Sabemos o como é apertada a classificação geral, onde estamos apenas um ponto atrás do Dongfeng, por isso isso pode ser importante no final de tudo”, contou Xabi Fernández.

A equipe do AkzoNobel, da Martine Grael, ficou em segundo lugar em Itajaí. A campeã olímpica foi muito festejada pelos fãs brasileiros, que lotaram a Vila da Regata. Mais de 300 mil pessoas já passaram pelo local desde 5 de abril. ”Estou super feliz em competir no Brasil ao lado da minha torcida. Na In-Port conseguimos uma largada boa e uma disputa acirrada com a MAPFRE”.

 

A bordo do Dongfeng Race Team estava o tetracampeão Marcio Santos, que foi o convidado do barco chinês na regata. ”Foi uma experiência incrível. O barco anda muito rápido e a adrenalina a bordo é enorme”.

O Team Brunel teve problemas na perna de popa (vento a favor). A vela usada para impulsionar mais o barco no vento forte enrolou e a equipe holandesa caiu para último.

A In-Port teve seis pernas de aproximadamente 2 milhas cada e o MAPFRE fez a prova em 54min56. O percurso utilizado foi de barla-sota, ou seja, vai contra e volta a favor do vento. Segundo a organização, os ventos variaram de 10 a 12 nós.

Agora o próximo compromisso das equipes é a largada para Newport, Rhode Island, marcada para domingo (22), às 14h. Os sete barcos devem correr a prova de 5.600 milhas náuticas.

Classificação da In-Port de Itajaí
1. MAPFRE – 7 pontos
2. AkzoNobel – 6 pontos
3. Dongfeng Race Team – 5 pontos
4. Turn the Tide on Plastic – 4 pontos
5. Team Brunel – 3 pontos
6. Vestas 11th Hour Racing – 2 pontos
7. TSHK / Scallywag – não participou

Classificação das regatas In-Port da Volvo Ocean Race
1. MAPFRE – 44 pontos
2. Dongfeng Race Team – 39 pontos
3. AkzoNobel – 33 pontos
4. Team Brunel – 29 pontos
5. Vestas 11th Hour Racing – 18 pontos
6. Turn the Tide on Plastic – 15 pontos
7. Sun Hung Kai / Scallywag – 15 pontos

Fotos: Arthur Miranda

Posts Relacionados

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Lavadora de amostras reduz em até 83% o consumo de água na produção têxtil

Fundador da maior empresa de laticínios veganos do Brasil lança livro em Florianópolis (SC)

Tigre abre novas inscrições para o curso gratuito de instalador hidráulico em Joinville (SC)