Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Itajai Navegantes

Mastologista do Hospital Marieta reforça estudo recente que aponta queda no número de mortes por câncer de mama com a realização anual da mamografia

Com a previsão de 66 mil novos casos de câncer de mama no país em 2021, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), um novo estudo internacional vem para dar um alento durante a conscientização do Outubro Rosa. Pesquisa realizada nos Estados Unidos confirma que a realização da mamografia anualmente, após os 40 anos, reduz em até 40% o número de mortes pela doença.

O médico mastologista do Hospital Marieta, Jorge Rebello, reitera que a grande prevenção atual é por meio da conscientização e a realização frequente do exame de mamografia para redução de até 40% da mortalidade pelo câncer de mama. “Este é um dado muito significativo e, por isso, todas as mulheres, independentemente de terem prótese ou não, tendo histórico ou não, devem realizar este exame todos os anos”, justifica.

A antecipação do diagnóstico é para que se perceba a doença antes da existência dos sintomas, porque quando eles existem, o câncer já está em uma fase avançada. O ideal é que o médico faça o exame clínico e perceba a doença em estágio inicial, já que assim o tratamento é menos mutilante, menos severo, com uma perspectiva de cura muito grande.  “Caso a mulher perceba a presença de nódulos, a saída de líquido dos seios que pode ser um pouco sanguinolento ou claro como uma água cristalina, eventualmente com pele endurecida e avermelhada ou alteração da forma das mamas, ela deve procurar um médico urgentemente”.

A grande maioria dos casos de câncer de mama são ocasionais, embora de 5% a 10% sejam de origem hereditária. E talvez este seja o grande futuro da mastologia. “Nós conseguimos identificar hoje os chamados grupos de risco. Estas pacientes poderão, então, fazer exames genéticos para identificarmos mutações de genes e consequentemente verificar sua predisposição para a doença para tratamentos precoces”.

 

Ações internas trazem informações aos colaboradores

Enquanto o futuro não chega, a informação é outra grande aliada. O Hospital Marieta, além da conscientização e atendimentos externos, também aproveita o mês de outubro para ações internas. Este ano, os colaboradores enfeitaram os departamentos e a instituição promoveu o “Dia do Rosa”, que foi realizado nesta terça-feira (19/10). Neste dia, todos foram convidados a vir de rosa, participar de palestras e posarem para fotos que serão compartilhadas nas redes sociais.

“Nós entendemos a importância deste período de conscientização e precisamos estar atentos aos nossos. De maneira conjunta podemos melhorar a informação, amenizar medos e antecipar os tratamentos buscando mais precocemente a cura”, destaca a diretora geral do Hospital Marieta, Irmã Mercia Lemes.

Posts Relacionados

Águas de Penha vai instalar reservatório móvel inédito para atender bairros São Cristóvão e São Nicolau no verão

Concurso cultural “Nossa Água, Nossa Vida” premia escolas de Penha

SENAR/SC promove 20 cursos gratuitos no vale do Itajaí em dezembro

Diário da Cidade

FAE Business School em Itajaí (SC) vai realizar curso na área de negócios em novembro e dezembro

Audiência pública vai discutir proposta de adequação do Código Urbanístico

Técnico de handebol Drean Farencena Dutra é homenageado na Câmara de Itajaí

Agência do Sebrae Itajaí passa a atender em novo endereço

Especialista em macrófita do ISI Biomassa-MS visita captações de água na cidade de Penha

Procuradoria da Mulher de Navegantes participa do 1º Encontro Estadual na Alesc

Caixinhas de som podem ser proibidas nas praias de Itajaí

Em audiência pública no Senado Federal, representantes locais defendem a manutenção da autoridade portuária no Porto de Itajaí

Alínea Reserva Itajaí é o novo condomínio na cidade que mais cresce em Santa Catarina

Águas de Penha apresenta programa de incentivo à igualdade racial à comunidade

Porto de Itajaí é contemplado com o Prêmio Via Viva 2021

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária para Eleições

Sessão extraordinária desta sexta (22) terá em pauta doação de terreno para construção da sede da AMA

Voluntários da Câmara participaram do Pedágio da Rede Feminina de Combate ao Câncer

“Políticas Públicas para as Mulheres” será tema de Audiência Pública na quinta-feira (28)

Hospital Marieta testa tecnologia cirúrgica com vídeo em 3D

Legislativo e RFCC chamam atenção para o Outubro Rosa e Pedágio Solidário