Memória cultural de Balneário Camboriú é documentada

346

Mais uma iniciativa de registro do patrimônio histórico e cultural de Balneário Camboriú foi desenvolvida a partir da parceria da Fundação Cultural (FCBC) com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio de recursos provenientes de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs). Desta forma já foram realizados dois projetos com foco no patrimônio cultural.

Um dos produtos concluídos e entregues à comunidade é o registro dos Ranchos de Pesca ainda existentes em Balneário Camboriú . Os ranchos são edificações de madeira que os pescadores utilizavam para suas atividades, em especial à pesca da tainha, confecção de redes e conserto de embarcações. Além do mapeamento indicando as coordenadas geográficas dos mesmos, também foram elaboradas as plantas com detalhes das construções.

Outro projeto beneficiado foi “Um Olhar Sobre os Bens Culturais de Balneário Camboriú”, documentário que revela as riquezas e memórias do município. Com o patrimônio cultural devidamente documentado, o Ministério Público passa a contar, também, com ferramentas para adotar medidas protetivas para que não hajam desvios de finalidade. Todos os registros como fotos e dados servirão como base ao MPSC para futuros procedimentos que defendam o patrimônio cultural de Balneário Camboriú.

A presidente da FCBC, Guilhermina Stuker, ressalta a importância desta parceria, que tem por intuito a valorização e salvaguarda do patrimônio cultural do município. “É um registro do que se têm agora como forma de manter presente, mesmo que por fotografias ou vídeos, aspectos do patrimônio  cultural do município. Além desta importância intrínseca, a FCBC considera isto como ações que contribuem para a execução do Plano Municipal de Cultura (PMC), aprovado no ano passado e lançado oficialmente em 26 de março deste ano. O PMC constitui-se em um conjunto de propostas formuladas juntamente com o Conselho Municipal de Cultura e sociedade civil, o qual tem projeta a cultura de Balneário Camboriú para os próximos 10 anos estabelecendo diretrizes, metas e ações prioritárias”.

Os projetos podem ser conferidos no site da Fundação Cultural, pelo link www.culturabc.com.br. Para assistir o documentário em vídeo sobre os bens culturais de Balneário Camboriú, acessar diretamente pelo link https://goo.gl/0ucIhQ. Mais informações pelo site ou no (47) 3366-5325.