Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Mês é voltado para a conscientização e prevenção do câncer colorretal

Doença é a terceira que mais mata no Brasil

Março é o mês azul, voltado para a conscientização e prevenção ao câncer colorretal, que apesar de não ser muito citado, é o terceiro que mais causa mortes no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), a chance de uma pessoa desenvolver a doença é de 4,3% e é mais comum depois dos 45 anos, tanto em homens quanto em mulheres. Ainda segundo a entidade, 85% dos casos são diagnosticados já em fase avançada, diminuindo as chances de cura. Por isso, a criação do Março Azul para conscientizar a população.

            Segundo Rafael Felix Schlindwein, médico coloproctologista do Hospital Marieta, existem alguns sinais de alerta que precisam ser levados em consideração. “Apesar de a fase inicial ser silenciosa, alguns sintomas podem trazer um alerta, como emagrecimento sem motivo, sangue nas fezes, alteração intestinal, como diarreia ou intestino preso, além de dor abdominal. Caso veja algum desses sintomas, é importante procurar um especialista (coloproctologista), ou até mesmo um clínico geral, para fazer exames”, explica.

            Se a pessoa tiver histórico de câncer colorretal na família, é preciso ter atenção redobrada, sendo importante fazer o acompanhamento médico. “Vale ressaltar que as chances de cura são grandes quando a doença é descoberta logo no início, na cada dos 95%. Depois de realizar os tratamentos, também é necessário fazer o acompanhamento médico com exames para detectar possíveis recidivas”, finaliza o doutor Rafael.

Campanha de conscientização

Durante todo o mês de campanha de conscientização do Março Azul, serão feitas diversas ações pelo país, assim como a iluminação azul em pontos das cidades. No Hospital Marieta também haverá a luz azul, além de ações internas de conscientização com os colaboradores e materiais visuais para que pacientes e acompanhantes que passam pelo local também aprendam sobre a importância da prevenção.

Posts Relacionados

Jorge Seif aparece alterado em live e aprofunda saia-justa com bolsonaristas

Diário da Cidade

Balneário Camboriú anuncia Dia D contra a gripe para 18 de maio

Escola de cães-guias em Balneário Camboriú busca por voluntários socializadores

Balneário Camboriú ganha ônibus 100% elétrico com tarifa zero; confira horários e itinerários

F.A Colchões doa linha completa de produtos de cama para o Rio Grande do Sul

Pontos de Arrecadação para Vítimas do RS, em Itajaí; Confira os Pontos

Associação Madre Teresa celebra 50 mil atendimentos na Casa de Acolhimento

Vigilantes escolares de Itajaí receberão reforço no treinamento após episódios de roubos de armas

Itajaí Shopping lança campanha anual com presentes que se completam ao longo de 2024

Campanha do agasalho Karsten arrecada roupas de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social