Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Método seguro e menos invasivo para cirurgias no crânio é desenvolvido em Chapecó

Método seguro e menos invasivo para cirurgias no crânio é desenvolvido em Chapecó

Uma técnica que utiliza a endoscopia nasal vem sendo aplicada para tratar determinadas lesões do crânio como, por exemplo, as da hipófise (glândula pequena que fica na porção central do crânio e é responsável pela produção de hormônios que regulam o funcionamento de outros sistemas do corpo humano). Realizada usualmente para tratamento de doenças inflamatórias nasais, a técnica permite utilizar a via nasal como rota preferencial para remoção de lesões em áreas de difícil acesso pelas vias convencionais. Quatro pacientes já passaram pelo procedimento conduzido pelo neurocirurgião, Dr. Marcelo Vieira da Cunha e pelo otorrinolaringologista, Dr. Matheus Moschetta, no Hospital Unimed Chapecó.

“Este órgão (hipófise), que é essencial para o controle hormonal do nosso corpo, é local de origem de uma série de tumores (principalmente os adenomas) e a sua retirada por via endoscópica traz uma série de vantagens aos pacientes, já que a morbidade cirúrgica é muito menor, a recuperação mais rápida e a retirada da lesão mais efetiva”, explica Dr. Marcelo.

O médico explica que ao contrário da abordagem clássica, na qual havia necessidade de fazer grandes incisões, o procedimento permite acessar a base do crânio de forma minimamente invasiva. Um endoscópio é introduzido pelo nariz do paciente e com auxílio de instrumentos é possível acessar a base do crânio. Todo o equipamento é desenvolvido especificamente para este tipo de procedimento. Endoscópios e câmeras específicos para essa abordagem fornecem a luz e a imagem que é visualizada em monitores de alta definição.

As vantagens da abordagem endoscópica nasal incluem visão panorâmica superior e aproximação com alta definição, permitindo mais efetividade na remoção das lesões; melhor visualização da glândula pituitária, ajudando a reduzir o dano pós-operatório e disfunção hormonal pós-operatória decorrente de sua manipulação; identificação precoce de estruturas anatômicas, ajudando a prevenir complicações severas decorrentes dos procedimentos nessa região; além de incidência menor de alterações nasais e desconfortos na região após procedimentos com abordagens no nariz.

A técnica atualmente adotada em grandes centros de referência torna o procedimento mais dinâmico, trazendo benefícios para o hospital, médico e paciente. Afinal, é possível abordar lesões numa área complexa com o uso de tecnologia e sem a necessidade de incisão aberta (cortes), tornando o pós-operatório menos agressivo. “Outro diferencial é a habilidade de dois cirurgiões (4 mãos) colaborando juntos para maximizar a segurança e efetividade da cirurgia.  Para desenvolver a cirurgia, os dois médicos buscaram conhecimentos que se complementam em treinamentos específicos.” O procedimento é único, mas cada um executa as partes do processo sob supervisão e conhecimento de outro cirurgião”, destaca Dr. Matheus, ao completar que o trabalho e esforço multidisciplinar é fundamental para o melhor resultado final desse tipo de procedimento.

A cirurgia é realizada com anestesia geral e dura em média de duas a três horas. A recuperação tende a ser mais rápida, em torno de 48 horas. Para realizar o procedimento, o Hospital Unimed Chapecó disponibiliza novas salas de cirurgia, preparadas especificamente para endoscopia. A expectativa é ampliar o número e a complexidade dos procedimentos nessa região e tornar o hospital preparado para oferecer as melhores e mais atuais tecnologias para seus usuários/clientes em possibilidades de tratamentos seguros e menos invasivos.

Posts Relacionados

Carnaval de Florianópolis é tema de exposição inédita no Museu Histórico de SC

O4B se une à Minder para promover GTM Connection 2024. Catarinenses têm desconto especial

Ciser, Hub #Colmeia e Sebrae Startups lançam terceira edição de programa de aceleração de startups, o Desafix 3.0

Garopaba(SC) dará a largada do Circuito de base do surf catarinense desta temporada

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH