Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Ministério da Saúde aprova projeto de Balneário Piçarras para ações de fomento à saúde da mulher

Ministério da Saúde aprova projeto de Balneário Piçarras para ações de fomento à saúde da mulher

O Ministério da Saúde aprovou projeto da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras voltado à melhoria do acesso à saúde da mulher. O município será contemplado com R$ 100 mil para desenvolver ações estratégicas de anticoncepção e tratamento de doenças ginecológicas em mulher com maior vulnerabilidade. O projeto é batizado como “Coisas de Mulher.

“Vamos seguir um protocolo internacional que norteia quais mulheres se enquadram nesta categoria. Firmamos parceria com o Bayer do Brasil e que específica o público para cada ação do programa”, explicou a enfermeira da Educação Permanente em Saúde da Secretaria, Ivia Rodrigues – também coordenadora do projeto. O programa consiste em atividades educativas, de aconselhamento, de atividades clínicas e de melhoria do acesso.

“Uma das ações consiste em ressaltar como o método do DIU é seguro. Hoje, nós já fizemos a aplicação do DIU de Cobre, mas com o projeto, vamos ampliar o método com o DIU Hormonal”, completou Ivia, reforçando que o foco é ampliar a oferta de métodos contraceptivos às mulheres. “Baseado no protocolo, com evidência. O público atingido é aquele que realmente faz necessidade”, completou.

A coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Carolina Genovezzi, detalhou ainda que o “Coisas de Mulheres” tem como objetivos diminuir a taxa de gestantes menores de 19 anos em 60%, contratação de mais ginecologistas, aquisição de modernos métodos contraceptivos (voltados a mulheres com indicações especiais por conta da saúde mental ou interações médicas) e também capacitar os profissionais da própria Secretaria.

“Além de controlarmos a natalidade, prevenimos uma série de doenças sexualmente transmissíveis e elevamos a conscientização do público feminino a respeito deste tema. É um projeto que certamente colherá frutos em gerações”, categorizou Carolina. A expectativa é de que a partir de fevereiro o projeto comece a ser colocado em prática, com a qualificação dos profissionais.
O projeto da Atenção Básica foi cadastrado na categoria de município de pequeno/médio porte – com até 100 mil habitantes. “Obtivemos a décima colocação no Brasil, diante de centena de municípios, o que denota a riqueza do projeto e sua real abrangência diante de um público de vulnerabilidade”, encerrou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

Posts Relacionados

Mutirão Juntos Pelo Rio recolheu cinco toneladas de lixo em sua 11ª edição

Associação Amar Cura realiza ação de bem-estar para pacientes da Associação Madre Teresa

‘Celebration Tour’ no Rio: conheça detalhes do show que Madonna vai trazer para Copacabana

Diário da Cidade

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana