Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Ministério da Saúde aprova projeto de Balneário Piçarras para ações de fomento à saúde da mulher

Ministério da Saúde aprova projeto de Balneário Piçarras para ações de fomento à saúde da mulher

O Ministério da Saúde aprovou projeto da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras voltado à melhoria do acesso à saúde da mulher. O município será contemplado com R$ 100 mil para desenvolver ações estratégicas de anticoncepção e tratamento de doenças ginecológicas em mulher com maior vulnerabilidade. O projeto é batizado como “Coisas de Mulher.

“Vamos seguir um protocolo internacional que norteia quais mulheres se enquadram nesta categoria. Firmamos parceria com o Bayer do Brasil e que específica o público para cada ação do programa”, explicou a enfermeira da Educação Permanente em Saúde da Secretaria, Ivia Rodrigues – também coordenadora do projeto. O programa consiste em atividades educativas, de aconselhamento, de atividades clínicas e de melhoria do acesso.

“Uma das ações consiste em ressaltar como o método do DIU é seguro. Hoje, nós já fizemos a aplicação do DIU de Cobre, mas com o projeto, vamos ampliar o método com o DIU Hormonal”, completou Ivia, reforçando que o foco é ampliar a oferta de métodos contraceptivos às mulheres. “Baseado no protocolo, com evidência. O público atingido é aquele que realmente faz necessidade”, completou.

A coordenadora da Atenção Básica da Saúde, Carolina Genovezzi, detalhou ainda que o “Coisas de Mulheres” tem como objetivos diminuir a taxa de gestantes menores de 19 anos em 60%, contratação de mais ginecologistas, aquisição de modernos métodos contraceptivos (voltados a mulheres com indicações especiais por conta da saúde mental ou interações médicas) e também capacitar os profissionais da própria Secretaria.

“Além de controlarmos a natalidade, prevenimos uma série de doenças sexualmente transmissíveis e elevamos a conscientização do público feminino a respeito deste tema. É um projeto que certamente colherá frutos em gerações”, categorizou Carolina. A expectativa é de que a partir de fevereiro o projeto comece a ser colocado em prática, com a qualificação dos profissionais.
O projeto da Atenção Básica foi cadastrado na categoria de município de pequeno/médio porte – com até 100 mil habitantes. “Obtivemos a décima colocação no Brasil, diante de centena de municípios, o que denota a riqueza do projeto e sua real abrangência diante de um público de vulnerabilidade”, encerrou a secretária de Saúde, Bruna Emanuela Machado.

Posts Relacionados

18 coisas para fazer em Balneário Camboriú e região neste final de semana

Homem de 73 anos é a segunda vítima fatal de dengue em Balneário Camboriú

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal

5ª Feira do Queijo reúne 17 marcas brasileiras em Florianópolis

Primeiro Festival CRIE Foz do Itajaí promove shows, palestras e oficinas artísticas em Navegantes no mês de abril