Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Ministro de Temer orientou defesa de Renan e Machado na Lava-Jato

Conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado envolvem o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, encarregado de combater a corrupção no governo federal. De acordo com os áudios, revelados pelo Fantástico, da TV Globo, o ministro criticou a atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) na Operação Lava-Jato e orientou Machado e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sobre como deveriam se comportar — ambos são investigados.

O encontro teria ocorrido na casa de Renan em 24 de fevereiro, três meses antes de Fabiano assumir como ministro convidado pelo presidente interino Michel Temer. A reunião teve também a participação de Bruno Mendes, advogado e ex-assessor de Renan. O ex-presidente da Transpetro lê em voz alta um depoimento de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator da Lava-Jato. Os interlocutores ouvem as acusações de Costa e os argumentos de defesa de Machado, que se dirige a Silveira, dizendo que as explicações são contundentes. Em seguida, Silveira faz um comentário sobre a situação de Machado e diz que ele deve procurar o relator da medida cautelar para prestar esclarecimentos.

Renan diz a Silveira estar preocupado com um dos inquéritos aos quais responde no Supremo Tribunal Federal (STF) — que investiga se ele e Machado receberam propina em forma de doações eleitorais para facilitar a vitória de um consórcio em licitação para renovar a frota da Transpetro. Renan diz a Silveira que está preocupado com um recibo. Machado afirma que ele foi incluído em um processo de R$ 800 mil. Outra voz que não foi possível identificar pergunta se foi o doleiro Alberto Youssef quem disse que o dinheiro foi para Renan. Machado diz que não.

— Cuidado, Fabiano (Silveira)! Esse negócio do recibo… Isso me preocupa pra c****** — fala Renan.

Nesse momento, Silveira discute a estratégia de defesa de Machado e Calheiros. O futuro ministro diz ao presidente do Senado de que não deveria entregar sua versão dos fatos, pois isso daria à PGR condições de rebater detalhes da defesa.

— A única ressalva que faria é a seguinte: está entregando já a sua versão pros caras da… PGR, né. Entendeu? Presidente, porque tem uns detalhes aqui que eles… (inaudível) Eles não terão condição, mas quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou. (inaudível) — afirma Silveira.

Mais adiante, Silveira diz que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e os procuradores “estão perdidos”. Conforme o Fantástico, em outra conversa, de 11 de março, sem a presença de Silveira, Calheiros e Machado comentam a atuação do atual ministro, que teria ido falar com Janot depois da reunião que tiveram em 24 de fevereiro. A TV Globo apurou que Silveira procurou diversas vezes integrantes da Lava-Jato para tentar obter informações de inquéritos contra Renan.

CONTRAPONTOS
O que disse Fabiano Silveira:

Em nota, o ministro alega que esteve “de passagem” na residência oficial do presidente do Senado na ocasião em que a conversa foi gravada, que não sabia da presença de Machado na reunião e que eles não têm nenhuma relação, pessoal ou profissional.

“(Silveira) esteve involuntariamente em uma conversa informal e jamais fez gestões ou intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiro”, afirma o texto divulgado pela sua assessoria de imprensa. Ele diz ainda que “chega a ser despropósito” sugerir que o Ministério Público, uma instituição que demonstra independência e altivez, “possa sofrer qualquer interferência externa”.

O que disse Sérgio Machado
A defesa informou que não pode se manifestar por causa do sigilo da delação premiada.

O que disse Renan Calheiros
Não respondeu aos contatos do programa Fantástico.

Posts Relacionados

Vini Jr e o racismo que nos adoece

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet