Diário da Cidade – Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Ministro Vinícius Lummertz entrega selo Prodetur +Turismo à Balneário Piçarras

Ministro Vinícius Lummertz entrega selo Prodetur +Turismo à Balneário Piçarras

Município teve que cumprir diversos critérios para o recebimento do selo

Em cerimônia realizada na tarde de ontem (13) no auditório do Museu Oceanográfico Univali, o Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, entregou à Balneário Piçarras o Selo Prodetur +Turismo. Com o selo, o município pode acessar linhas de crédito facilitadas para investimento na infraestrutura turística.

Para ser certificada, a cidade teve de se adequar a todas as exigências feitas pelo Ministério do Turismo. Estar inclusa no Mapa do Turismo Brasileiro, Possuir Conselho de Turismo com participação em políticas regionais, deter Plano de Desenvolvimento Turístico e apresentar alguma proposta de obra que esteja ligado ao tema foram algumas das solicitações.

“O selo demonstra que estamos no caminho certo, de excelência no turismo. A partir de agora, podemos articular recursos com maior facilidade para a infraestrutura turística do nosso município”, frisou o Prefeito Leonel, que aproveitou o momento para falar sobre uma obra que impacta diretamente o turismo da cidade: a elevação da ponte. “A elevação da ponte é primordial para o desenvolvimento do turismo náutico da nossa cidade. O projeto é de um custo baixo, observando o retorno que trará a toda região”, disse o prefeito, entregando ao Ministro, uma cópia do projeto completo.

“O selo é o reconhecimento do Ministério do Turismo da evolução que Balneário Piçarras tem tido nesses anos”, exaltou Tufi Michereff Neto, Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, que em sua fala, fortaleceu ainda a questão do turismo regionalizado “buscamos incentivar as instâncias de governança para que o turismo se desenvolva de maneira regional. A organização do turismo potencializa o seu desenvolvimento por aqui”, elogiou.

O secretário Tufi Michereff disse ainda sobre o Programa Bandeira Azul, que Balneário Piçarras será uma das nove cidades do Brasil a hastear a bandeira no dia 13 de dezembro. “Estaremos assinando um contrato para o levantamento das praias que tem potencialidade de receber a certificação do Bandeira Azul em nosso estado. Queremos transformar Santa Catarina no Estado mais azul do Brasil”, finalizou.

O Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, recebeu o projeto da ponte e solicitou que o município fizesse o cadastramento dele no sistema, informando a possibilidade do aporte de recursos. Em sua palavra, Lummertz explanou sobre a alta burocracia no turismo e o potencial que temos de exploração na área. “O turismo é uma forma de tratar as mudanças que ocorre no mundo todo, mudanças inclusive de geração, com menos posse, mais experiência e novos conceitos de valor, entre eles, o de viajar, compartilhar. Temos que aproveitar e buscar o desenvolvimento do nosso potencial natural”.

A linha de crédito, operada pelo BNDES, disponibiliza R$ 5 bilhões a estados, municípios e empresários interessados em investir no setor e que possuem o selo. As obras inscritas no projeto são a urbanização da orla e o prolongamento avenida da praia, avaliados em torno de R$30 milhões. “A nossa expectativa é de que o selo possibilite a execução de grandes obras de infraestrutura turística para o nosso município”, frisou a Secretária de Turismo, Susan Correa.

Related posts

IFC Campus Blumenau oferta cursos gratuitos de qualificação na área de Informática

Com quase 800 m² nova sede do Projeto Oficinas será inaugurada nesta sexta-feira

Segurança será reforçada durante o Réveillon

Oi, este aviso é só pra te lembrar de CURTIR nossa FanPage no Facebook

Assim, você poderá estar cada vez mais atualizado das novidades de sua região!

CLOSE
%d blogueiros gostam disto: