Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES

Ministro Vinícius Lummertz entrega selo Prodetur +Turismo à Balneário Piçarras

Ministro Vinícius Lummertz entrega selo Prodetur +Turismo à Balneário Piçarras

Município teve que cumprir diversos critérios para o recebimento do selo

Em cerimônia realizada na tarde de ontem (13) no auditório do Museu Oceanográfico Univali, o Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, entregou à Balneário Piçarras o Selo Prodetur +Turismo. Com o selo, o município pode acessar linhas de crédito facilitadas para investimento na infraestrutura turística.

Para ser certificada, a cidade teve de se adequar a todas as exigências feitas pelo Ministério do Turismo. Estar inclusa no Mapa do Turismo Brasileiro, Possuir Conselho de Turismo com participação em políticas regionais, deter Plano de Desenvolvimento Turístico e apresentar alguma proposta de obra que esteja ligado ao tema foram algumas das solicitações.

“O selo demonstra que estamos no caminho certo, de excelência no turismo. A partir de agora, podemos articular recursos com maior facilidade para a infraestrutura turística do nosso município”, frisou o Prefeito Leonel, que aproveitou o momento para falar sobre uma obra que impacta diretamente o turismo da cidade: a elevação da ponte. “A elevação da ponte é primordial para o desenvolvimento do turismo náutico da nossa cidade. O projeto é de um custo baixo, observando o retorno que trará a toda região”, disse o prefeito, entregando ao Ministro, uma cópia do projeto completo.

“O selo é o reconhecimento do Ministério do Turismo da evolução que Balneário Piçarras tem tido nesses anos”, exaltou Tufi Michereff Neto, Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, que em sua fala, fortaleceu ainda a questão do turismo regionalizado “buscamos incentivar as instâncias de governança para que o turismo se desenvolva de maneira regional. A organização do turismo potencializa o seu desenvolvimento por aqui”, elogiou.

O secretário Tufi Michereff disse ainda sobre o Programa Bandeira Azul, que Balneário Piçarras será uma das nove cidades do Brasil a hastear a bandeira no dia 13 de dezembro. “Estaremos assinando um contrato para o levantamento das praias que tem potencialidade de receber a certificação do Bandeira Azul em nosso estado. Queremos transformar Santa Catarina no Estado mais azul do Brasil”, finalizou.

O Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, recebeu o projeto da ponte e solicitou que o município fizesse o cadastramento dele no sistema, informando a possibilidade do aporte de recursos. Em sua palavra, Lummertz explanou sobre a alta burocracia no turismo e o potencial que temos de exploração na área. “O turismo é uma forma de tratar as mudanças que ocorre no mundo todo, mudanças inclusive de geração, com menos posse, mais experiência e novos conceitos de valor, entre eles, o de viajar, compartilhar. Temos que aproveitar e buscar o desenvolvimento do nosso potencial natural”.

A linha de crédito, operada pelo BNDES, disponibiliza R$ 5 bilhões a estados, municípios e empresários interessados em investir no setor e que possuem o selo. As obras inscritas no projeto são a urbanização da orla e o prolongamento avenida da praia, avaliados em torno de R$30 milhões. “A nossa expectativa é de que o selo possibilite a execução de grandes obras de infraestrutura turística para o nosso município”, frisou a Secretária de Turismo, Susan Correa.

Posts Relacionados

IFC Camboriú abre inscrições para pessoas cegas interessadas em ter um cão-guia

Aniversário de Camboriú terá shows nacionais de Gustavo Mioto e Guilherme & Santiago

Trio é preso após briga generalizada em bar na Avenida Atlântica

Multi Share Week acontece nesta semana, em Itajaí

Última semana do Mega Feirão Desenrola Brasil: SC tem descontos para mais de 16 milhões de dívidas

Último boletim epidemiológico registra mais de 600 casos de Dengue em Balneário Camboriú

Etapa do Circuito Mundial de Beach Tennis em Balneário Camboriú inicia na próxima semana

Balneário Camboriú terá mais 3,2 mil vagas de estacionamento rotativo

Estuprador de mulheres em trilha, foragido da DIC de Itajaí, é morto em confronto com a Polícia

Unimed Litoral tem várias vagas na área administrativa e também para pessoas com deficiência