Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

Modelo pioneiro de energia solar instalado no MULTI é o único da Grande Florianópolis

Empreendimento no Sul da Ilha de SC se preocupa com o meio ambiente desde a concepção e segue utilizando alternativas sustentáveis

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente, e o primeiro shopping a céu aberto da região Sul da Ilha de SC, o MULTI Open Shopping, tem como pilares da sua essência o bem-estar, qualidade de vida e a sustentabilidade.

Localizado às margens da Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, no Rio Tavares, em Florianópolis, o empreendimento que completou dois anos de atividades no mês de março, é o único a ter um sistema pioneiro de energia solar na Grande Florianópolis. O modelo é fruto de uma parceria com a ElektSolar Innovations, que integra um dos offices, e um fundo de investimentos europeu.

“Desde a concepção do MULTI prezamos em proporcionar qualidade de vida, bem-estar e apresentar boas ações de sustentabilidade. E esse projeto é um exemplo de como conseguimos colocar em prática a nossa essência”, destaca a empreendedora Sabrine Quarezemin.

De acordo com o engenheiro eletricista, Umberto Bragaglia, responsável pela realização do projeto, o sistema de energia solar não teve nenhum custo e com a formalização de um contrato de 18 anos foi possível oferecer ao condomínio do empreendimento uma economia de 15% no que for gerado. Bragaglia explica que devem ser gerados anualmente 32.772,00 kWh, o equivalente a R$ 23.100,00, e deste total, 15% será dado como desconto ao condomínio.

Além disso, o sistema fotovoltaico, que estava sendo desenvolvido desde março de 2018, e que foi instalado no mês de abril de 2020 em cima do Bloco B, vai gerar energia suficiente para abater 49% do consumo de energia elétrica em áreas comuns do condomínio.

“Foram instalados 75 módulos fotovoltaicos, cada um com uma potência de 405 Wp, totalizando uma potência instalada de 30,38 kWp. E essa energia poderá ser utilizada em todas as cargas conectadas ao medidor de energias do condomínio, o que inclui os elevadores, iluminação e tomadas”, explica o engenheiro.

Benefícios ao meio ambiente

Além de contar com uma estação própria para o tratamento do esgoto, sistema de captação de água da chuva – 11 mil litros são armazenados e utilizados na limpeza, irrigação das plantas e também nos vasos sanitários dos banheiros da área comum, e as operações de gastronomia não oferecem mais canudos e copos plásticos, os benefícios com a instalação do sistema fotovoltaicos são inegáveis, tanto para o meio ambiente, quanto financeiros também.

“O MULTI terá um desconto significativo na fatura e ficará blindado da inflação de energia elétrica, que em muitos casos pode passar de 10% ao ano, e assim trazendo previsibilidade aos seus custos fixos”, destaca Bragaglia.

O engenheiro explica ainda que cada kWh de energia gerado no Brasil são jogados na atmosfera em torno de 500g de CO2, e com a geração própria de energia a emissão de gases do efeito estufa é evitada.

“Anualmente será evitada a liberação de 17.500,00 kg CO2, e com a geração dos 25 anos de funcionamento do sistema será possível evitar que 450.000,00 kg CO2 sejam lançados na atmosfera”, salienta.

Bragaglia destaca ainda que cada árvore plantada evita anualmente a emissão de 87 kg de CO2, essa quantidade seria o equivalente a plantar 200 árvores por ano, ou 5 mil árvores em 25 anos.

Como funciona a captação?

Usualmente chamados de placas solares ou painéis solares, neste caso o correto é usar a denominação módulo fotovoltaico, pois, segundo Bragaglia, eles transformam a energia solar em energia elétrica, diferentemente dos painéis solares de aquecimento de água que transformam a energia solar em calor.

Para fazer a captação é preciso que haja a incidência da radiação solar nos módulos fotovoltaicos, que por sua vez geram energia elétrica. Para isso, o engenheiro explica que a energia que está em corrente contínua precisa ser convertida para corrente alternada para que a mesma possa ser utilizada no local. E essa conversão se dá com o uso de inversores.

O processo de transformação da energia, de acordo com o Bragaglia, se dá através do efeito fotovoltaico, quando os fótons presentes na radiação solar arrancam elétrons da célula de silício presente nos módulos e geram uma corrente elétrica.

“Mesmo em dias nublados, ou com pouca irradiação solar o sistema estará gerando energia”, explica o engenheiro que destaca ainda que no dia ensolarado, que é o cenário ideal, a geração máxima se dá ao meio dia, quando o sol está a pino.

Vaga para carro elétrico

Seguindo o pioneirismo, além das vagas de estacionamento para carros e motos, e dois bicicletários, um na entrada e outro no estacionamento dos fundos do empreendimento, o MULTI, oferece uma vaga para carro elétrico.

Em operação desde novembro de 2019, a vaga fica no estacionamento coberto e a energia proveniente dos módulos fotovoltaicos também servirá de fonte para o carregador do carro elétrico.

Posts Relacionados

Entrega da Etapa Estadual do 12º Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora marcada para 29 de abril

Duas novas obras do Litoral Norte recebem certificação “Obra Mais Segura”

Urbanizadora Luan Investimentos chega a Santa Catarina com R$1Bi de VGV lançado na última década e no momento que lança sua marca LN Urbanismo

Advogado fala sobre casos de empresas que controlam idas de funcionários ao banheiro

Colaboradores das empresas Aegea de SC assumem compromisso de reduzir acidentes de trabalho

Catarinense participa de curso de harmonização facial com profissional das estrelas em BH

Com parceria do BRDE, Aurora inaugura moderna unidade industrial em Chapecó

Estratégias para vencer as incertezas

Expansão: SC recebe primeira operação de marca vegana do Grupo Arezzo

Dia do Amigo: opções para todos os gostos de onde celebrar a data em Santa Catarina