Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
DESTAQUES Noticia BR Notícias

Morte em cima de todos, dinheiro acima de tudo.

Morte em cima de todos, dinheiro acima de tudo.

O Ministério da Saúde, avisam os jornais, anuncia neste sábado que cinco estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas e o Distrito Federal – estão entrando na fase de “disseminação descontrolada” da infecção pelo novo coronavírus.

Significa que já não é possível identificar onde está o inimigo: ele está por toda parte.

Bons militares saberiam que, agora, é preciso combater de casa em casa, de rua em rua, em toda a parte e em todo lugar.

O nosso, aqui, mau militar que é, teima em que a vida continue normal, como se fosse normal ver cair morto o pai, a mãe, o vizinho – por enquanto na classe média, basicamente, mas logo por toda a parte – que foi atingido nos pulmões pela bala microscópica do vírus.

Ali está, nos louvados Estados Unidos, o resultado do menosprezo à epidemia, os já 300 mil infectados – confiram daqui a pouco – e mortes à razão de 1.300 por dia. E seus próprios cientistas prevendo que isso irá se decuplicar.

Aqui, porém, estamos sob o comando de um energúmeno que teima, diariamente, em levar seu gado ao brete palaciano, a urrar por curas divinas e comércio aberto sem restrições ao essencial.

Manda-os levantarem-se das trincheiras, desarmados, e abrirem o peito à sorte, ao acaso de não serem atingidos para vender bugigangas, pintar paredes ou consertar canos que já não há quem comprar ou contratar, como a praticar um gesto suicida e sem razão.

Seu principal oficial em comando, o Ministro da Saúde, é ridicularizado, desautorizado e incapacitado a comandar os homens e mulheres da linha de frente, na Saúde.

O pessoal médico, o primeiro a ser atingido, começa a ser derrubado como moscas.

Não nos preparam para a resistência de meses que nos espera, mas impregnam as pessoas por um desejo impossível de uma “normalidade” imediata, ou quase e repetem “abrir, abrir, abrir”, quando a ordem deveria ser a de “protejam-se todos”.

Retardam a ajuda indispensável, o pão que permitiria ficar barricado, brincando de “falta uma MP, falta um decreto, falta uma emenda” e de “vamos lançar um aplicativo”, como se isso fosse um vídeo-game.

São miúdos, pequenos, insensíveis, incapazes perceber que estamos diante de uma catástrofe de proporções inéditas na história recente. Seguem achando que é uma “gripezinha” que matará alguns velhos e inservíveis.

Aqui, de nossas tocas, meu irmão e minha irmã, somos a única força auxiliar de que dispõem os combatentes mandados a morrer – e morrerão aos milhares, também aqui, não se iluda – só há uma forma de lutar, como cada um de você está fazendo, combatendo os fanáticos, apoiando os amigos e mesmo os desconhecidos.

Teremos semanas neste isolamento e pouco vai adiantar, durante este tempo, discutir política ou economia. No próximo post explicarei melhor isso.

Nosso dever, agora é proteger e mantermo-nos protegidos. Falar, falar, falar ininterruptamente, ainda que os ouvidos possam ser poucos e, por vezes, moucos.

O povo brasileiro, embora possam tentar transtorna-lo pelo estômago, saberá ver quem o defende dos que pregam a morte em cima de todos, o dinheiro acima de tudo.

 

Posts Relacionados

4 dicas para comprar aparelhos eletrônicos usados pela internet

Destinos brasileiros para conhecer no outono

SESI Brusque promove dia V de vacinação contra a gripe, neste sábado (20)

Camboriú inicia Campanha do Agasalho 2024

Projeto que isenta cobrança de estacionamento rotativo para autônomos adiado após pedido de vistas

Prefeitura de Camboriú informa as datas da coleta seletiva no município

Construsul BC reúne profissionais da Construção Civil a partir da próxima terça-feira (23) em SC

Santander Universidades oferece 3 mil bolsas de estudo para as certificações CPA-10 e CPA-20

Tecpar lança edital para credenciar profissionais para realização de auditorias internas

Itajaí recebe “Rei Leão – O Musical” em duas noites de espetáculo no Teatro Municipal