Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Balneário Camboriú e Camboriú

Mostra de Robótica Sustentável do Colégio Visão movimenta centro de Camboriú

Escolas do município e comunidade conheceram cerca de 30 projetos, expostos no Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen. Uma noite de autógrafos com alunos do Nível V e 1º ano concluiu o evento

 

O Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen, no centro de Camboriú, deixou as partidas esportivas de lado e deu espaço para a tecnologia na tarde de sexta-feira, dia 1º de novembro. Cerca de 30 projetos, entre guindaste de eletroímã, mão mecânica capaz de reproduzir a língua de Libras e robôs sapos feitos basicamente de papelão e palito, foram expostos durante a Mostra de Robótica Sustentável promovida pelo Colégio Visão de Camboriú. Centenas de alunos de outras escolas do município e moradores prestigiaram o evento.

 

Todos os projetos foram produzidos a partir de sucatas pelos alunos do colégio, do Nível V ao 3º ano do Ensino Médio, ao longo deste ano. Cada peça apresentada possui um tema específico e estava relacionada a assuntos trabalhados em outras disciplinas. João Gabriel de Souza, de 6 anos, expôs um sistema de circuitos elétricos e eletrônicos utilizado na confecção de circuitos de led e motores, intitulado “crocotech”. O aluno do 1º ano não escondia a animação e o carinho pelas aulas de Robótica. “Eu amo a disciplina. Quero ser engenheiro de robótica quando crescer. Já até procurei na internet como criar robôs feitos a partir de fios”, compartilha.

 

Quem passou pela Mostra também foi apresentados a projetos como um par de olhos mecânicos; robôs de formiga, tartaruga e macaco; e um Tiranossauro Rex feito a partir de palitos. Dorothy Tais Gramkow, de 10 anos, foi uma das alunas do 6º ano que ficou responsável por apresentar esses projetos. Para ela, a mostra serve como estímulo para outras unidades de ensino. “As pessoas aprendem observando os demais. É possível que outras escolas de Camboriú passem a estimular trabalhos semelhantes ou criar uma disciplina específica para robótica”, declara.

 

A Mostra de Robótica Sustentável nasceu a partir de uma gincana anual para dar novos destinos aos lixos eletrônicos descartados em casa. “A feira alcançou, sem sombra de dúvidas, seu objetivo inicial, que era mostrar aos nossos alunos e para a comunidade que é possível transformar materiais do dia a dia em boas ideias, além de incentivá-los a buscar esse conhecimento. O Colégio Visão Camboriú busca aprimorar a cada dia as formas de ensino e tem por objetivo não incentivar o consumismo e status da sociedade moderna.  Tem a missão diária de formar uma sociedade correta e digna responsável pela sua Mãe Terra e pelos que virão depois de nós. Nós cuidamos do planeta, da nossa casa”, pontua a diretora pedagógica e neuropsicopedagoga, Raquel Lazzarotto Linhares.


Noite de autógrafos – Para encerrar a mostra, o Colégio Visão promoveu uma noite de autógrafos com os alunos do Nível V e 1º ano do Ensino Fundamental. As turmas confeccionaram livros com histórias próprias e desenhos a partir da ideia do que é literatura durante três meses. Pais e familiares puderam levar para casa exemplares das obras produzidas em sala. O encerramento do evento contou ainda com uma apresentação de dança inspirada na história de Peter Pan e apresentação de canto com a música Era uma vez, de Kell Smith.

Posts Relacionados

Chá Revelação de filhote de pinguim foi realizado no Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú

Prefeitura de Balneário Camboriú lança site com informações sobre a dengue

Lions Clube Camboriú lança financiamento coletivo para ação de visão

Águas de Camboriú divulga Relatório 2023 de Qualidade da Água

Passeio San Miguel celebra a Páscoa com três dias de programação gratuita, em Balneário Camboriú

Páscoa na SHED, em Balneário Camboriú, com três shows nacionais

Prefeitura de Camboriú abre vagas para nova turma do Curso de Biossegurança

Pesquisa quer saber opinião de banhistas e comerciantes após alargamento da Praia Central

Barra FC vira o jogo e vence Criciúma na primeira partida da semifinal do Catarinense

Bairro dos Municípios terá fumacê na segunda-feira