Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia SC

MPF e Organização Círculos de Hospitalidade promovem debate “Refúgio e Reunião Familiar”

Evento online será realizado no dia 23 (terça-feira), às 15h, no YouTube

Arte: Ascom – PR/SC

No dia 20 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial da Justiça Social. Participando das ações nacionais e internacionais que marcam a data, o Programa Bem Viver, do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC), adere à campanha Humanize Seu Olhar, da Organização Círculos de Hospitalidade, que busca promover a reunião de famílias refugiadas e migrantes que vivem separadas. O primeiro fruto desta parceria será o debate “Refúgio e Reunião Familiar”, no dia 23, às 15h, no canal do Programa Bem Viver no YouTube.

Abrindo o evento, o músico de Florianópolis Moriel Costa, da banda Dazaranha, que apoia o evento, fará um número solo. Após, quatro convidados, mediados pela procuradora da República em Santa Catarina Daniele Cardoso Escobar, conversarão sobre temas como as causas dos fluxos migratórios forçados, as circunstâncias que impedem que membros de uma mesma família obtenham proteção e refúgio unidos, a realidade destas pessoas no Brasil e os papéis de governos e sociedade civil. Entre os convidados, estão a idealizadora e co-fundadora do Círculos de Hospitalidade, Bruna Kadletz; a atriz e diretora Danni Suzuki; o procurador da República Fabiano de Moraes; e a mestranda em Direitos Humanos Gloire Mvangi Nikialulendo.

Humanize seu olhar – A campanha Humanize seu olhar já conta com a adesão de centenas de pessoas em todo o país. Dois entre os vários artistas e intelectuais que apoiam a iniciativa participam do debate no dia 23: Moriel Costa, vocalista da banda Dazaranha, de Florianópolis, que fará a abertura do evento, e a atriz e diretora carioca Danni Suzuki, autora do documentário SOS Crianças Refugiadas, que será uma das debatedoras.

“Para a ONU, os princípios da justiça social se expressam na promoção da igualdade de gênero, dos direitos dos povos indígenas e dos migrantes”, lembra a socióloga Bruna Kadletz. Segundo ela, a campanha e o evento são esforços para honrar estes princípios e transformar a realidade de inúmeras famílias refugiadas e imigrantes. “Elas estão separadas, não por escolha, mas por falta dela”, afirma.

SERVIÇO
Evento: Debate Refúgio e Reunião Familiar
Local: Canal do YouTube do Programa Bem Viver do MPF/SC
Data: 23/2/2021
Horário: 15h

Abertura
MORIEL COSTA – Vocalista da Banda Dazaranha (SC).

Convidados
BRUNA KADLETZ – Presidente da Organização Círculos de Hospitalidade. Mestre em Sociologia e mudança global. Autora do livro “Minha Terra mora em mim” (SC).
DANNI SUZUKI – Atriz e diretora. Envolvida com a causa de refúgio, faz parte do movimento Amor Sem Fronteiras – RJ.
FABIANO DE MORAES – Procurador da República no município de Caxias do Sul. Membro do GT Migrações e Refúgio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (MPF).
GLOIRE MVANGI NKIALULENDO – Refugiada, mestranda em Direitos Humanos na UFPR. Suas filhas estão na República Democrática do Congo.

Mediação
DANIELE CARDOSO ESCOBAR – Procuradora da República em Santa Catarina.

Fonte: Ascom da PRR4

Posts Relacionados

Feira de intercâmbio traz opções para vários públicos em Santa Catarina

WKoerich instala contadores de distância em Florianópolis e São José

Cursos técnicos do SENAI ajudam na construção de carreira e impulsionam o empreendedorismo no Vale do Itajaí Mirim

Vice-presidência da FIESC do Vale do Itajaí Mirim mobiliza empresários para o Radar Reinvenção

OAB/SC oferece 250 bolsas de estudo para pós-graduação em advocacia trabalhista e previdenciária

Programa da Viacredi vai apoiar projetos sociais e educativos

Grupo Pedra Branca agora é Hurbana Cidade para Pessoas: nova identidade marca fase de expansão em Santa Catarina

Prêmio Educador Transformador anuncia vencedores em Santa Catarina

Coqueiros recebe oficina de Boi de Mamão no aniversário de Florianópolis

Fort Atacadista distribui sacolas ecológicas em mutirão de limpeza na Praia dos Ingleses, neste sábado (23)