Notícias Balneário Camboriú Esportes Entretenimento Eventos Política Empregos Camboriú Itajaí Itapema Navegantes Santa Catarina Brasil e Mundo
Noticia BR

Mueller Ecodesign Social entrega revitalização do Lar Infantil Sol Amigo

Mueller Ecodesign Social entrega revitalização do Lar Infantil Sol Amigo

Ambientes foram transformados por 70 profissionais – arquitetos, designer e paisagistas

 

As 30 crianças que moram no Lar Infantil Sol Amigo (Lisa) receberam, nesta terça-feira (20), as casas revitalizadas pelo projeto Mueller Ecodesign Social. Foram 585m² com 35 ambientes transformados deixando os espaços mais lúdicos, interativos e aconchegantes. A cerimônia de entrega contou com a participação de mais de 300 pessoas, dentre elas arquitetos, representantes de empresas parceiras e os moradores do Lar.

 O projeto escolheu a entidade por meio de votação popular, realizada em março deste ano. O espaço conta com três casas, um ambiente de convivência e jardim que foram reformados por 70 profissionais – arquitetos, designers, paisagistas e outros parceiros de 34 escritórios.

 Segundo a presidente do Lar, Marta Ortiz, o projeto e os arquitetos demonstraram muita sensibilidade com as crianças. “Nós jamais teríamos a possibilidade de realizar as transformações que foram realizadas pelo projeto. Tudo foi acompanhado passo a passo e atentando-se aos detalhes que são muito peculiares do acolhimento das crianças”, agradece Marta. Além de abrigar os 30 jovens entre zero e 18 anos, moram, ainda, no Lisa, mais seis responsáveis e a instituição recebe diariamente voluntários.

Em todas as edições, o projeto foi coordenado pela arquiteta Rose Guazzi, especialista em arquitetura sustentável, que destaca o uso de, pelo menos, três sistemas com produtos reutilizados. “O pilar do projeto é o desenvolvimento sustentável, por isso foram reutilizados produtos como tecido, PVC e garrafa pet. Além disso, o banheiro contou com um sistema de controle de eficiência, que mostra a quantidade da água usada”, acrescenta.

Esta é a 5º edição do projeto voltado para a assistência social e o 11º ano do Mueller Ecodesign. A superintendente do Shopping Mueller, Daniela Baruch, relata que o projeto já recebeu prêmios nacionais e internacionais, como o prêmio Abrasce, maior reconhecimento nacional do segmento de shoppings, por proporcionar uma transformação física e social em instituições. “Ao tornar-se um projeto social, conseguimos devolver um pouco para a sociedade do que ela nos proporcionou nos 35 anos de shopping. E o melhor, com a ajuda de pessoas e empresas que queriam colaborar e fazer a diferença na vida das crianças” acrescenta.

Arquitetos parceiros da obra

Participaram do projeto: Carolene Coimbra; Fábio Aguiar; Beth Egas; Mariana Savi; Sabrina Serta; Tainah Paiva; Viviane Busch; Keila Kinder; Fernanda Viero; Jane Rocha; Suzane Simon; Marli Manfroi Faust; Ivangela Curra; Carla Saad; Fabiana Cristina Campos; Zeh Pantarolli; Diego Miranda; Mônica Floreste; Rafael  Cozikizky; Ivana Guimarães; Simone Weber; Elizane  Souza; Daniela Martins; Vinicius Trevisan; Gisele Ramos; Helaine Goes Pinterich; Xênia Sperandio; Symon Hilgemberg; André Panatto; Rodrigo Garcia; Jaqueline Siebert; Vanessa Mayer, Lyse França; Clarice Volpi; Simone Volpi Zoller; Daniel Casagrande; Luiz Maganhoto; Olga Bergamini; Karin Neitzke; Arianne Ribeiro; Berenice Veiga Ribeiro; Mônica Moro Harger; Fernanda Morishita; Sandro Percicotti; Andréa Benthien; Silvia Ferreira; Claudia  Sovierzoski; Paula Santos Segalla; Renato Sabadin; Liamara Zardo Selbach; Tiago de Oliveira Alves; Carla Armstrong; Juliana Lahoz; Leonardo Hauer; Cleverson Tramujas; Ricardo Targa Stramandinoli; Maicon Rodolfo Hamm; Rafaela Targa Stramandinoli; Nadia Bentz; Vanderlan Farias; Priscila Mileke; Ana Crivellaro, Laryssa Rocha, Katia Faust, Frederico Pipa, Fernanda Rodrigues, Gabriel Assad, Luan Henrrique Rechetelo dos Santos, Rose Guazzi e Marcelo Calixto. Também participaram do projeto os alunos do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (CEPDAP): Graziela Almeida, Nilmara Parra, Reginaldo Pampuche Pepplow, Rafael Schmuker e Tania Maria Fonseca Salgado. O CEPDAP é parceiro educacional da edição 2018 do Projeto Mueller Ecodesign Social.  Além dos arquitetos e alunos, outras 374 empresas apoiaram a revitalização do Lar.

 .

A história do Projeto Mueller Ecodesign Social

        Construído a partir da Mostra Mueller Ecodesign, iniciada em 2008, que durante seis anos projetou ambientes assinados por profissionais de arquitetura e design de interiores, o Projeto Mueller Ecodesign Social surgiu através do mesmo pilar: a sustentabilidade. A principal proposta, quando foi criado o projeto, era de levar a exposição do Shopping Mueller para espaços reais, amparando diretamente o público. Em todas as edições, a proposta sempre foi a mesma: a de alcançar os jovens, beneficiando-os diretamente com as melhorias realizadas no local onde frequentam.

       Em sua primeira edição, em 2014, o projeto atendeu a Casa do Piá 1, já a segunda edição, em 2015, contemplou a Casa das Meninas do Novo Mundo. A terceira edição do projeto, reformou o Portal do Futuro do Bairro Novo, e a quarta edição revitalizou o Lar Batista Esperança, as quatro instituições curitibanas. Na edição de 2018, os coordenadores técnicos convidados pelo Shopping Mueller, continuam sendo a arquiteta Rose Guazzi e o arquiteto e paisagista Marcelo Calixto.

SERVIÇO:
Projeto Mueller Ecodesign Social 2018
Informações: 
www.shoppingmueller.com.br
Facebook: 
www.facebook.com/MuellerCtba
Twitter: 
twitter.com/muellercwb
Instagram:
 @muellercwb

Posts Relacionados

Mili lança discos de algodão e toalhas íntimas Mili Beauty

Compra para Sexta-feira Santa e Páscoa poderia ser 38,82% mais barata sem tributos indiretos

Parceria entre Librelato e Copa Truck segue com força em 2024

Seguro para carro elétrico é mais caro? Veja o que pode mudar

Dia Mundial da Síndrome de Down: tecnologia assistiva e abordagem interdisciplinar contribuem para melhora de mobilidade e inclusão social

Passo a passo: como migrar a sua empresa para o mercado livre de energia

Empoderamento? O impacto da mulher na sociedade

South Summit Brazil 2024: Mercur apresenta solução de acessibilidade no Palco Innovation Stage

Serasa dá auxílio de R$ 100,00 para quem pagar contas de água, energia, gás, telefone e internet

Impacto da Reforma Tributária nas empresas tech é um dos temas de evento gratuito dia 18 de março